Apostila, Financeiro, Cobrança externa

De GWiki

Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Cobrança Externa
Nesta página você encontra informações sobre a utilização do sistema para Cobrança Externa da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Tabela de conteúdo

Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

O estudo da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura das explicações sobre cada tela, a partir do botão Wiki.JPG localizado no canto superior direito da tela. O conteúdo de cada tela citada deve ser utilizada para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Este módulo objetiva oferecer uma visão geral da Cobrança Externa, apresentando um panorama e direcionando às principais funções para operá-la. Se propõe a orientar os usuários quanto aos conceitos e a utilização de processos, ou seja, às atividades de seleção e marcação (mudança de situação) de parcelas que serão enviadas para cobrança, envio (geração do arquivo), importação de acordos/baixas e relatórios.


Importante: O Layout de arquivo Bradesco 400 só é usado (envio e retorno) para integração com empresas de FOMENTO.

Empresa de Cobrança

Empresa de cobrança é a pessoa (jurídica) para qual será enviado parcelas para serem cobradas dos alunos.

Seleção de Parcelas

É o controle de cobrança aonde será permitido trocar a situação de mensalidade de "Aberta" para "Em Cobrança" e "Em Cobrança" para "Aberta", ou seja, colocar em cobrança e retirar da cobrança.

Veja como usar Cobrança, Seleção de parcelas

  • As parcelas ficarão com situação ECOB (Em Cobrança).
  • Parcelas com a forma de cobrança cheque pré-datado e que exista algum cheque "válido" vinculado, não devem ser consideradas;
  • Para colocar parcelas em cobrança, somente serão consideradas as que estiverem com a situação financeira "Aberta";
  • Para retirar parcelas da cobrança, somente serão consideradas as que estiverem com a situação financeira "Cobrança";
  • Parcelas que foram retiradas de cobrança pela tela de Envio, não poderão ser colocadas em cobrança novamente por esta função.

Conferência e Remessa

Gera os arquivos que serão utilizados para a transferência eletrônica das informações para empresas de cobrança dos Eventos Financeiros a receber em aberto (inadimplentes).

Veja como usar Cobrança, Conferência e remessa

Importação de Acordo e Baixas

Controle de retorno dos arquivos de acordo/cobrança. Através dele, o sistema irá ajustar as parcelas de acordo com a renegociação feita pela empresa de cobrança. Normalmente a empresa de cobrança só envia o acordo após o recebimento da 1a parcela do acordo.

Veja como usar Cobrança, Importação do acordo

Acordos e Parcelas do Acordo

Layout Tipo 01 - Parcelas do acordo fechado

Referem-se às novas parcelas, ou seja, geradas pela renegociação da empresa de cobrança. São parcelas que o tipo de documento será “renegociadas por cobrança” e sua situação ficará “em cobrança” (23).


Layout Tipo 02 - Parcelas referentes ao acordo

Referem-se às parcelas que foram enviadas para a cobrança e renegociadas. Estas parcelas ficarão com a situação “renegociada por cobrança” (24).

Baixas e Autorização de Baixa

O dados deverão ser gravados e enviados no arquivo de cobrança Layout Tipo 05. É feita a validação dos valores e caso o valor pago seja maior, deverá ser acrescido como juro e não como desconto. Na importação deverão ser processados e baixados apenas os registros de retorno autorizados pela empresa de cobrança, desta forma passando da situação 23 para 2. Com isso, não é necessário utilizar o ajuste manual dos registros.


Layout Tipo 05 - Parcelas do título que foram pagas após envio com o retorno

Refere-se à autorização da empresa para a liquidação das parcelas que estão em cobrança, mas que foram recebidas via retorno bancário.


Layout Tipo 03 - Parcelas pagas

Refere-se ao pagamento da parcela do acordo.

Acordos da Cobrança

Os acordos recebidos da empresa de cobrança são gerados no sistema, sendo que as parcelas que estavam com situação “em cobrança” passam para situação “renegociada em cobrança” e novas parcelas serão geradas conforme a negociação da empresa.

Estas novas parcelas terão um tipo documento específico, chamado “Renegociação em Cobrança” e ficarão com a situação “em cobrança”.

No retorno de cobranças, caso não tenha sido enviado o arquivo com Layout Tipo 04 (Parcelas do título que foram pagas após envio e antes do recebimento do acordo) e haja alguma inconsistência no acordo, ele não será efetuado.

Por exemplo: Foram enviadas seis parcelas para a empresa de cobrança e, após isso, duas parcelas foram retiradas de cobrança. No entanto, a empresa
fez o acordo das seis parcelas. 
Neste caso, no retorno do acordo constam seis parcelas, mas no sistema constam apenas quatro com situação em cobrança. Ao importar o acordo, o
sistema exibirá uma mensagem informando que há inconsistência nas parcelas e não efetuará a importação do acordo.

Relatório

São os relatórios necessários para a gestão e controle da cobrança externa.

Veja como usar Cobrança, Relatório

Ferramentas pessoais