Apostila, Kapta

De GWiki

Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Kapta
Nesta página você encontra informações sobre a utilização da ferramenta Kapta da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Tabela de conteúdo

Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em tópicos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

O estudo da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura das explicações sobre cada tela, a partir do botão Wiki.JPG localizado no canto superior direito da tela. O conteúdo de cada tela citada deve ser utilizada para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Este módulo orientará os usuários quanto aos procedimentos necessários para utilização do Kapta, que tem como finalidade a criação de formulários, sejam eles objetivando realizar pesquisas, aplicar processos de seleção, etc.

Criação de formulário

Após efetuar o login no sistema, na tela principal da aplicação, clicar no botão Novo Formulário. Deve-se optar por "criar um formulário novo" ou "criar um um formulário a partir de outro já existente". Defina o que deseja e clique em avançar. Caso já existam outros formulários criados, estes serão listados nesta tela.

Kapta01.JPG

Será exibida a tela de criação de formulários, onde é possível configurar em detalhes todas as informações referentes à captação dos dados como os tipos de campos desejados, instruções de preenchimento, informações de cobrança, e-mail de confirmação e comprovante:

Kapta02.JPG

Defina o título do formulário e clique em "criar formulário". É possível editá-lo a qualquer momento. Basta clicar sobre ele e digitar o título desejado. No decorrer da edição do formulário são apresentadas dicas de auxiliarão no uso da ferramenta.

Logo abaixo, temos o botão Nova Pergunta. Nele, é possível selecionar um tipo de pergunta, sendo que atualmente temos:

  • Perguntas pré-definidas: Campos que são recorrentes e já são disponibilizados na ferramenta.
  • Pergunta Simples: Indicada em caso de respostas discursivas diretas.
  • Pergunta Longa: Para respostas que envolvam a digitação de várias linhas.
  • Data: Restrita a resposta no formato de data. Exibe automaticamente um calendário para a seleção da data.
  • Numérica: Restrita a resposta no formato de número.
  • Múltipla Escolha: Permite a criação de respostas pré-definidas.

E ainda, é possível incluir no formulário itens como: texto parágrafo, barra horizontal, imagem, vídeo ou link.

Para os 3 primeiros tipos de pergunta (Pergunta Simples, Pergunta Longa e Data) deverá ser informado o título da pergunta e também existe a possibilidade de defini-la como obrigatória, se é uma pergunta para controle interno ou se essa pergunta deve aparecer na listagem.

Kapta03.JPG

Após o preenchimento do título, clique no botão Confirmar para que ela seja adicionada ao formulário. Caso seja escolhido o tipo de pergunta de múltipla escolha, as opções devem ser inseridas.

Kapta04.JPG

Repare que para incluir uma nova opção, basta digitá-la no campo Digite, uma a uma, as opções desejadas... e pressionar a tecla Enter. As opções serão listadas logo abaixo do campo e será possível trocar sua ordem apenas clicando sobre uma delas e arrastando para cima ou para abaixo, ou também apagá-las por meio do ícone lateral.

Kapta05.JPG

Ao final, as perguntas serão exibidas conforme figura abaixo.

Kapta06.JPG

Neste momento, é possível modificar a ordem das questões, da mesma forma como foi feito com as opções de uma pergunta de múltipla escolha, clicando sobre a pergunta e arrastando para cima ou para baixo.

Também é possível duplicar uma pergunta por meio do primeiro ícone localizado no canto superior direito ou deletá-la por meio do segundo ícone.

Configuração do formulário

Após o cadastro, ao clicar sobre o formulário desejado, são exibidas as opções de menu ilustradas na imagem. Selecionando a opção 'Configurações', será possível definir o Portador (Banco/Agência e Conta) para emissão de boletos, a tabela de Preços, e-mail de confirmação, comprovante, nível de segurança e ativação ou encerramento do formulário.

Kapta07.JPG

Campos básicos

Na aba de Campos Básicos temos a opção de selecionar quais campos deverão ser exibidos no formulário. A configuração é feita por meio da seleção de uma opção entre Campo obrigatório, Campo opcional ou Não exibir o campo.

Também é possível definir o campo e-mail ou CPF como sendo único e, nesse caso, o Kapta irá rejeitar respostas consideradas duplicadas por meio destes critérios.

Atenção: Não é recomendado adicionar estes campos por meio da criação de uma nova pergunta já que eles são utilizados para realizar processos de integração do sistema.

Kapta08.JPG

Informações de preenchimento

A próxima configuração é de Informações de Preenchimento, onde as informações fornecidas neste campo devem ser utilizadas para orientar ao usuário que estiver respondendo o formulário.

Kapta09.JPG

Cobrança

Em seguida temos a Cobrança, que é utilizada caso o formulário envolva o pagamento de uma taxa, como é comum em processos seletivos de universidades ou mesmo em processos de reserva de vaga. Para isso, deve ser informado o Portador, basicamente formado pelo banco, agência, conta e carteira, além do valor e data de pagamento. Esta última pode ser definida tanto com base em um número de dias a partir da data de emissão ou em uma data específica.

Também é possível definir as instruções do boleto ou mesmo dados impressos em uma área livre do documento. Ao preencher as informações, o boleto será emitido e enviado para o e-mail do usuário após o preenchimento do formulário. Um lançamento financeiro é gerado e pode ser acompanhado pela tela de gerenciamento do formulário, conforme veremos no capítulo de gerenciamento dos formulários.

Kapta10.JPG

Email de confirmação

Em seguida, temos a configuração de envio de E-Mail de Confirmação. Para que seja enviada a mensagem de confirmação ao usuário automaticamente após o preenchimento do formulário, devem ser cadastrados os campos Assunto e Mensagem. Se desejado, com o preenchimento dos campos CC ou BCC uma cópia será enviada para os e-mails definidos.

Caso deseje informar qualquer um dos campos preenchidos dentro da mensagem do e-mail, basta clicar no botão Adicionar Variável e escolher a opção desejada.

Kapta11.JPG

Comprovante

Por último, podemos ainda criar um comprovante de preenchimento do formulário. Caso configurado, ele será exibido após o preenchimento. O comprovante também permite a inserção de variáveis, da mesma forma que a configuração do e-mail de confirmação.

Kapta12.JPG

Após a configuração de todo o formulário, basta clicar no botão Salvar Configurações.

Lista de formulários

Após a criação dos formulários, é possível visualizá-los na listagem.


Kapta13.JPG

Cabeçalho com o logotipo

A inclusão da logotipo no cabeçalho do formulário se dá através da criação de um campo do tipo 'imagem', em que basta incluir a URL da imagem, ou seja, a imagem necessariamente deve estar disponível na internet.

Exportação de dados

Todos os dados podem ser exportados para o Excel caso seja necessário realizar qualquer tipo de manipulação avançada. Abaixo disponibilizamos um tutorial para manipulação de planilhas:

Anexo-Tutorial uso de planilhas Material preparado de forma a auxiliar os usuários quanto a utilização de softwares de planilhas para manusear (abrir, visualizar e totalizar) dados armazenados em arquivos de texto do tipo “separados por vírgulas” (CSV: character-separated values). Obs.: Ao clicar neste link, será aberto um arquivo ".rar" (o computador deve ter instalado o programa WinRar para abrí-lo). Dentro, há uma pasta "Planilha_com_csv", abra esta pasta e execute o arquivo "Exemplo-csv.htm" para visualizar o tutorial.


Ferramentas pessoais