Apostila, Correção de prova

De GWiki
Revisão de 16h09min de 24 de maio de 2013 por Vivi (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Metodologia

Para que você possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança, a empresa fornecedora do software desenvolveu os materiais didáticos, com módulos que lhe possibilitará conhecer as principais funções do sistema.

Material didático

Este material contém de forma resumida a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo. A leitura deste material deve ser acompanhada da leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo. Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras, dicas de utilização e tutoriais (vídeos sobre a navegação). Para acessá-la, basta clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela.

Vale ressaltar que todo o material didático utilizado nas capacitações está disponível para download no menu principal do sistema, através do botão "GWiki".

Introdução

Este módulo irá orientar aos usuários quanto aos procedimentos para configurar uma prova acadêmica ou simulado. Dessa forma, seguiremos por cada uma das telas necessárias, informando os procedimentos desde o cadastro básico da prova, os vínculos necessários com as séries até a divulgação dos resultados.

Parâmetros

Para iniciar a montagem de uma prova, primeiramente deve ser definidas as regras que serão aplicadas como quantidade e relação das perguntas, tipos de resposta que serão aplicadas a cada uma (múltipla escolha, simples escolha, discursiva), etc. Após a definição das regras da prova, começamos a cadastrá-la registrando as tabelas básicas.

Prova

Na tela Cadastro de prova deverá ser indicado um nome para a prova que será aplicada. Por exemplo: Simulado ENEM.

Etapa

Provas podem conter uma ou mais etapas. Com frequência, essas etapas correspondem a dias ou agrupamentos de disciplinas. Na tela Cadastro de etapa registramos as etapas da prova, por exemplo: Objetiva. Caso a etapa seja única, este registro não é necessário.

Tipo de gabarito

Na tela Cadastro de tipo de gabarito deverá ser cadastrado os tipos de gabarito, ou seja, um nome para cada gabarito que a prova possuir. Por exemplo: Gabarito A-Objetiva, Gabarito B-Exatas. Caso seja gabarito único, este registro não é necessário.

Área de conhecimento

Na tela Cadastro da área de conhecimento deverá ser cadastrada a área especifica e suas disciplinas correspondentes. Por exemplo: Exatas - Matemática, Química, Física.

Opção de vestibular

Na tela Cadastro de opção de vestibular deverão ser cadastrados os cursos (opções de vestibular) e vinculados à área específica (carreira) a qual pertence. Exemplo: Ciências da Computação - Exatas.

Instituição acadêmica

Na tela Cadastro de instituição acadêmica deverá ser cadastrado o nome e informações complementares da instituição acadêmica. Este cadastro só será necessário para casos de simulados para vestibulares em Faculdades, onde devemos cadastrar as instituições que realizam o vestibular. Isso vale também para qualquer outra Instituição, como concursos para OAB, etc.

Configuração da prova e do gabarito

A tela Configuração de prova é fundamental para o bom funcionamento deste módulo no sistema, uma vez que serve para configurar a prova. Antes de iniciar esta atividade, o usuário precisa conhecer todas as regras da prova que será configurada, como etapas, gabaritos, questões, disciplinas, etc.

Uma mesma prova poderá ser reaproveitada de um ano para o outro, por isso existe o ano em que ela será aplicada.

Esta tela é dividida em sete pastas que abrangem todas as informações relacionadas à prova/ simulado.

São elas:

  • Prova
  • Etapa
  • Disponível para
  • Disciplina
  • Fórmula etapa
  • Aprovação etapa
  • Aprovação

Prova

Na pasta "Prova" serão solicitadas algumas informações sobre a prova e regras que deverão ser aplicadas. Indique o nome da prova (conforme cadastrado na tabela básica) e o ano em que irá ocorrer.

A inscrição da prova poderá ocorrer pelo módulo de gestão ou pelo módulo do aluno, sendo que:

  • Se a inscrição for pelo Portal do aluno (Inscrição OnLine), será necessário selecionar no campo "Inscrição OnLine" a opção "Sim" e definir o período de inscrição (data inicial e data final). A inscrição só se fará no momento em que o aluno acessar o portal aluno e a opção para confirmar a inscrição;
  • Para facilitar o processo de inscrição existe a inscrição automática, ou seja, nesta tela da configuração existe uma pasta chamada “Disponível Para”. Ao salvar a configuração da prova, automaticamente será feita a inscrição para todos os alunos cuja matrícula esteja ativa, nos cursos para quais a prova está disponível. Para isto basta selecionar no campo "Inscrição OnLine" a opção "Não".
  • Para simulados de um curso de vestibular em que a inscrição é automática (não é on-line), a Opção de Vestibular assumida será a que consta pré-definida no cadastro do aluno.
Lembretes:
  • Após configuração e inscrição dos alunos de forma automática, não é mais possível alterar para OnLine. Caso necessário, será preciso configurar uma nova prova.
  • Existe mais uma forma de inscrição, porém será utilizada apenas caso haja novas matrículas nos cursos após a configuração da prova, necessitando da inscrição destes alunos. Esta inscrição será através da tela Inscrição.







A prova poderá ser Acadêmica, Simulado ou Ambos, sendo que:

  • Acadêmicas: As provas serão acadêmicas quando irá utilizar a nota para compor o boletim do aluno, o que implica na necessidade de informar o Período e o Tipo de Nota. Estas informações serão utilizadas na transferência da nota da prova para o boletim do aluno;
Lembrete:

Após a configuração da prova e inscrição dos alunos, os campos Período e Tipo de Nota não poderão ser alterados. Caso necessário, será preciso configurar uma nova prova.





  • Simulado: Os simulados poderão conter configurações específicas, que são:
  • É possível permitir que o aluno escolha uma segunda opção de vestibular e/ou uma segunda opção de língua estrangeira (caso a inscrição seja pelo módulo aluno);
  • É possível permitir que um aluno matriculado em uma língua estrangeira, por exemplo Inglês, possa fazer a prova em outra, por exemplo Espanhol. Isso para que o aluno possa avaliar o que será melhor para ele no vestibular, por exemplo. Mesmo o aluno fazendo a prova em outra língua estrangeira, a nota será utilizada na língua estrangeira da matrícula, se assim for configurado.
  • É possível indicar para qual instituição acadêmica o simulado está sendo aplicado, por exemplo, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

O usuário deve ter conhecimento de como irá aplicar a prova, a leitora que será utilizada, e como será configurado o gabarito. Se for aplicado somente um tipo de prova, a opção "Único" deve ser utilizada no campo "Gabarito". Caso haja diferentes tipos de prova/gabarito, a opção "Vários" deverá ser marcada, caso contrário, o usuário não conseguirá configurar mais de um tipo de gabarito.

Para provas que possuem mais de uma Etapa, permite controle de aprovação entre etapas da prova, ou seja, um aluno só fará a prova Discursiva, por exemplo, caso seja aprovado na Objetiva.

Dica:

Normalmente, depois de aplicada a prova e todas as estatísticas e operações forem realizadas, dificilmente se precisará visualizá-la novamente. Neste caso, para evitar que em muitas telas apareça esta prova, é possível torná-la indisponível selecionando no campo "Situação" a opção "Não disponível". É claro que quando, por algum motivo, se necessitar informações/relatórios, é permitido torná-la disponível novamente.





Etapa