Situação financeira, Cheque

De GWiki
Revisão de 13h18min de 11 de agosto de 2014 por Mairla (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Situação financeira do cheque indica a situação fiscal/financeira que deverá ser atribuída à situação gerencial do cheque. O sistema traz previamente cadastradas as seguintes situações como sugestão:

  • Aberto (Sit. Mensalidade: Aberto) - Essa é a situação inicial de cada cheque/parcela. Sempre que a situação de um cheque for aberto a parcela constará como aberta. Atenção: Mesmo que o cheque já tenha sido baixado e o usuário repassar novamente para aberto, a parcela reabrirá.
  • Baixado (Sit. Mensalidade: Baixado e Liquidado) - Situação de cheque em que baixa a parcela. Cheques com esta situação devem ter a data de baixa (data de pagamento/liquidação). A data da situação é alterada manualmente.
  • Cancelado (Sit. Mensalidade: Cancelado) - Quando um cheque ainda não foi depositado e, por algum motivo, foi cancelado, juntamente com a parcela. Somente será usado para casos de parcelas ainda não baixadas. Não possui data de baixa e possui data de situação que deve ser atualizada manualmente.
  • Devolução - 1ª (Sit. Mensalidade: Baixado e Não Liquidado) – Situação em que um cheque que já foi baixado anteriormente foi devolvido. Só atualiza a situação do cheque.
  • Devolução - 2ª (Sit. Mensalidade: Baixado e Não Liquidado) – Situação em que um cheque que já foi baixado anteriormente foi devolvido pela segunda vez. Só atualiza a situação do cheque.
  • Erro de digitação (Sit. Mensalidade: Excluído) - Esta situação deve ser usada com muito cuidado, visto que REABRE a parcela. Se um cheque foi baixado errado, por exemplo, você deverá reabrir a parcela e depois baixar novamente. Deve ser usada somente em casos de erro, não possui data de baixa e deve ter data de situação disponível para atualização.
  • Renegociação de cheque (Sit. Mensalidade: Baixado e Não Liquidado) - O cheque é colocado nesta situação quando passa pelo processo de renegociação de cheques, ou seja, quando o responsável resgata um cheque entregue à instituição e o substitui por um ou mais cheques que somem o saldo devedor do aluno.