Mudanças entre as edições de "Apostila, Financeiro, Caixa"

De GWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(')
Linha 48: Linha 48:
 
* O procedimento de estorno se dá na opção “Estornar” e este poderá ser feito de duas maneiras: se o caixa ainda estiver aberto utilizando a operação ''estorno'' ou se o caixa estiver encerrado através da tela [[Baixa manual de parcelas | Baixa Manual de Parcelas]].  
 
* O procedimento de estorno se dá na opção “Estornar” e este poderá ser feito de duas maneiras: se o caixa ainda estiver aberto utilizando a operação ''estorno'' ou se o caixa estiver encerrado através da tela [[Baixa manual de parcelas | Baixa Manual de Parcelas]].  
  
===Aditivo Contratual===
+
===Emissão da 2ª via===
 +
 
 +
Para reemissão do recibo, utilize a tela [[Caixa, Emissão de 2a. via | emissão de 2ª via]].
 +
 
 +
===Bloqueio do Caixa===
 +
 
 +
Permite ao usuário responsável pelo caixa fazer o bloqueio da operação. O [[Caixa, Bloqueio | bloqueio do caixa]] é uma função comandada pelo próprio usuário para permitir uma interrupção temporária da operação e também para desvinculá-lo da máquina à qual foi vinculado no momento da abertura, liberando-o para ser aberto e operado em outras máquinas. O desbloqueio pode ser feito no momento em que o usuário deseja reabrir o caixa para retomada da movimentação. Vale ressaltar que este processo pode ser efetuado apenas pelo próprio usuário que fez a abertura.
 +
 
 +
===Bloqueio Manual do Caixa===
 +
 
 +
Utilizado por qualquer usuário com acesso aos caixas da Instituição para efetuar o bloqueio de um caixa. A interrupção da operação de um caixa, denominada [[Caixa, Bloqueio manual | '''Bloqueio Manual de Caixa''']], é uma operação alternativa ao [[Caixa, Bloqueio | bloqueio do caixa]]. Desta forma, possuem a mesma função. Quando um caixa for aberto em uma máquina sem IP fixo, é a esta tela que o usuário deverá recorrer para que possa novamente operar o caixa.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
  
Na tela [[Financeiro, Aditivo contratual | Aditivo contratual]] é possível criar novas parcelas para o aluno em um evento financeiro já contratado. Isso acontece quando a instituição precisa cobrar algo "novo", que não estava no planejamento quando ocorreu o cadastro financeiro do aluno.
 
  
{| border="1" cellpadding="5" cellspacing="0" align="left"
 
| '''Exemplo:'''
 
  
O aluno tem uma parcela de R$500,00 reais para pagar. Ele paga essa parcela “a menor” via internet, com o valor de pagamento de R$300,00. Nesse caso, é necessário cadastrar uma nova parcela para cobrar a diferença. Isso é feito através da função “Aditivo Contratual”. 
 
|}
 
<br><br><br><br><br>
 
  
===Envio Bancário===
 
  
Na tela [[Envio bancário]] é possível gerar boletos ou arquivos de remessa para pagamento na rede bancária.
 
  
{| border="1" cellpadding="5" cellspacing="0" align="left"
 
| '''Atenção!!'''
 
NENHUM BOLETO PODE SER EMITIDO E ENTREGUE AOS ALUNOS ANTES DO FINAL DO [[Envio bancário, Homologação | PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO]].
 
|}
 
<br><br><br><br><br>
 
  
  
 
[[Categoria: Educação Corporativa]]
 
[[Categoria: Educação Corporativa]]
 
[[Categoria: Material Didático]]
 
[[Categoria: Material Didático]]

Edição das 16h51min de 15 de dezembro de 2014

Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Financeiro: Caixa
Nesta página você encontra informações sobre a utilização do Portal acadêmico e financeiro da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Neste módulo você vai aprender a utilizar a orientar os usuários quanto aos procedimentos para cadastro e utilização do Caixa.

Cadastro do caixa

Na tela de cadastro do caixa é feito o cadastramento dos caixas da Instituição de Ensino. Ao cadastrar os caixas, eles ficam vinculados a uma Instituição, não sendo possível que pessoas de outra Instituição tenham acesso a eles (caso haja mais de uma Instituição no grupo). Esse processo é efetuado apenas uma vez por caixa e a Instituição deverá cadastrar quantos caixas necessitar.

Liberação de Caixa

O segundo passo é a liberação de um caixa para operação. Nesta tela, o usuário informa o saldo inicial e usuário responsável pelo caixa. Desta forma, apenas esse usuário poderá efetuar a abertura e os recebimentos naquele caixa que está sendo aberto.

Abertura de Caixa

A abertura do caixa sinaliza para o sistema que o usuário responsável dará início à operação. O sistema irá vincular o caixa a um computador, que deverá obrigatoriamente ter um endereço de IP fornecido pelo provedor de acesso à internet da Instituição de Ensino. Caso o IP não seja fixo, ao sair do sistema o usuário que fez a abertura poderá não conseguir acessar o caixa aberto. Neste caso, deverá proceder com o bloqueio manual e novamente com a abertura daquele caixa. Vale ressaltar que, durante o período de abertura do caixa, o usuário poderá efetuar recebimentos apenas naquela máquina da abertura.

Movimentação do Caixa

Permite efetuar todos os tipos de recebimento da Instituição (eventos financeiros, títulos a receber e outros tipos de receitas), assim como efetuar pagamentos e estorno de recebimentos.

  • As opções disponíveis são: receber e estornar. Primeiramente deverá ser escolhido o “Tipo” de documento que será recebido, dentre as opções

existentes no sistema. Para encontrar o documento, informe um ou mais campos de filtro e clique em “Pesquisar”. Selecione a(s) parcela(s) que será(ão) baixada(s) e clique em “Ir Para Lista”. Se necessitar incluir parcelas de outro aluno ou responsável no mesmo recebimento, clique em “Inserir Outros Itens” e proceda com os passos anteriores para seleção das parcelas. Ao concluir a seleção das parcelas, poderá ser feita a alteração de valor de desconto, juros ou multa de eventos financeiros ou títulos. Observe que não se pode alterar a data de pagamento. É possível efetuar o recebimento de Tipos de Documentos diferentes (Eventos Financeiros, A Receber, A Pagar, Diversos).

  • Caso alguma parcela tenha sido selecionada equivocadamente, você pode selecioná-la e, realizar as alterações necessárias. Em seguida clicar em “Receber”. Nesta tela, é apresentado o valos a ser recebido e caso as informações estejam corretas, clique em Adicionar recebimento definindo a forma(s) de cobrança(s) e a quantia correspondente.
  • Só será possível finalizar o recebimento se o valor a ser recebido for o mesmo que o valor lançado. Verifique se todos os lançamentos corretos. Utilize o botão excluir para retirar lançamento e para encerrar o recebimento, clique em Finalizar. Feito isto, será emitido um recibo.
  • O procedimento de estorno se dá na opção “Estornar” e este poderá ser feito de duas maneiras: se o caixa ainda estiver aberto utilizando a operação estorno ou se o caixa estiver encerrado através da tela Baixa Manual de Parcelas.

Emissão da 2ª via

Para reemissão do recibo, utilize a tela emissão de 2ª via.

Bloqueio do Caixa

Permite ao usuário responsável pelo caixa fazer o bloqueio da operação. O bloqueio do caixa é uma função comandada pelo próprio usuário para permitir uma interrupção temporária da operação e também para desvinculá-lo da máquina à qual foi vinculado no momento da abertura, liberando-o para ser aberto e operado em outras máquinas. O desbloqueio pode ser feito no momento em que o usuário deseja reabrir o caixa para retomada da movimentação. Vale ressaltar que este processo pode ser efetuado apenas pelo próprio usuário que fez a abertura.

Bloqueio Manual do Caixa

Utilizado por qualquer usuário com acesso aos caixas da Instituição para efetuar o bloqueio de um caixa. A interrupção da operação de um caixa, denominada Bloqueio Manual de Caixa, é uma operação alternativa ao bloqueio do caixa. Desta forma, possuem a mesma função. Quando um caixa for aberto em uma máquina sem IP fixo, é a esta tela que o usuário deverá recorrer para que possa novamente operar o caixa.