Mudanças entre as edições de "Apostila, Portal do professor, Liberação"

De GWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 199: Linha 199:
 
A instituição pode gerar senhas para todos os alunos de uma única vez.
 
A instituição pode gerar senhas para todos os alunos de uma única vez.
  
A liberação de acesso é por ano letivo e deve ser feito a cada ano em Acesso Módulo Agregado.
+
A liberação de acesso é realizada por ano letivo e deve ser executada a cada ano em [[Liberação das aplicações dos módulos professor e aluno | Acesso Módulo Agregado]].
 
|}
 
|}
 
<br><br><br><br>
 
<br><br><br><br>
 +
 +
Após gerar as senhas, é possível emitir um documento [[Carta internet, Relatório | Relatório Carta internet]] com os dados de acesso dos usuários para ser entregue aos mesmos.
  
 
[[Categoria: Educação Corporativa Público]]
 
[[Categoria: Educação Corporativa Público]]

Edição atual tal como às 13h58min de 4 de fevereiro de 2015

Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Portal do professor: Liberação
Nesta página você encontra informações sobre a configuração do Portal do professor da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Neste módulo serão repassadas as informações necessárias para que o administrador do sistema realize a liberação do Portal do professor, de acordo com a necessidade da Instituição.

Pré-requisito

Para possibilitar a liberação do portal do professor, é necessário que algumas informações estejam previamente cadastradas no Módulo Gestão. São elas:

  • Professor: Verificar se os registros de todos os professores estão devidamente cadastrados.
  • Quadro de horário: Verificar se o quadro de horário das turmas está devidamente cadastrado.

Portal do Professor

É um ambiente virtual seguro e prático, no qual o professor encontra ferramentas fundamentais para realizar seu trabalho dentro da instituição. As funções dispostas pelo sistema no Portal do Professor dinamizam a rotina, o que resulta, principalmente, em ganho de tempo, fluxo de informações e organização.

Funções

O Portal do professor engloba as seguintes funções:

  • Registro de Notas
  • Diário de Classe Eletrônico
  • Material e Conteúdo de Aula
  • Consultas Diversas
  • Registro de Ocorrências
  • Pesquisas
  • Caixa Postal

Segue abaixo um breve descritivo de cada função, juntamente com as configurações necessárias para o correto funcionamento no Portal Professor.

Registro de Notas

Permite ao professor digitar as notas dos alunos diretamente no sistema, sem precisar passar pelo diário de classe. Se a instituição tiver interesse, o sistema oferece a função “Cálculo de Médias”. Com ela, é possível obter as médias dos alunos instantaneamente, logo após a digitação das notas.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
  • Cadastro de Tipo de Notas: Verificar se os tipos de avaliações estão devidamente cadastrados na tela Tipo de nota.
Exemplo: Primeira Avaliação - AV1 – Sim, Trabalho em Equipe – TR – Não.
  • Cadastro de Fórmulas: Verificar se, pelo menos, a fórmula do período está devidamente cadastrada na tela Fórmula de avaliação.
Exemplo: Média Bimestral – Período – Media(AV1+AV2+TR)+PAR.
  • Fórmulas do Período: Verificar se as fórmulas do período estão devidamente vinculadas às séries e aos períodos através da tela Fórmula da disciplina
Exemplo: 1º Ano – 1º Bimestre – Matemática – Média Bimestral, 5ª Fase – Semestre – Banco de Dados – Média Semestral.
  • Parâmetro de notas: Verificar se as notas máximas e data da prova de cada tipo de nota estão de devidamente cadastradas através da tela Parâmetro de notas.
  • Acesso Módulo Agregado: Através da tela Acesso módulo agregado deverão ser liberadas as aplicações “Registro de notas”, “Registro de notas-Configuração”, “Registro de notas-Médias”, “Avaliação global”, “Parecer descritivo”.















Diário de Classe Eletrônico

Esta função também dispensa o diário de classe tradicional, pois permite ao professor digitar as presenças ou faltas dos alunos diretamente no sistema. Além de evitar atrasos na entrega e outros problemas, como rasuras, é possível informar aos responsáveis, em tempo real, se os alunos estão ou não na escola.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
  • Controle Frequência: Verificar se o controle de frequência está diferente de “Digitação Manual” na tela Parâmetro institucional.
Exemplo: 1 Batida = Presença para todo o turno.
  • Geração de Calendário: Gerar os registros do calendário escolar com base nas informações do quadro de horário, através da tela Gera calendário escolar. Particularmente levando em consideração os valores dos campos Data Início e Data Fim, da pasta Período da tela de Montagem da Série.
  • Acesso Módulo Agregado: Através da tela Acesso módulo agregado deverão ser liberadas as aplicações “Diário de classe eletrônico”, “Diário de classe eletrônico-Digitação semanal”.











Material e Conteúdo de Aula

Oferece com acesso fácil aos alunos conteúdos ministrados ou programados pelo professor. Dependendo da instituição, esta ferramenta pode ser utilizada como atividade complementar, ao se aplicar 20% da carga horária de forma virtual (à distância).

Ou seja, o professor não precisa ministrar 20% do conteúdo da disciplina em sala de aula. Basta publicar este conteúdo no sistema para que os alunos tenham acesso e realizem seus estudos. Além de ganho de tempo, esta função comprova organização por parte da instituição.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
  • Conteúdo Programático: Verificar se os assuntos do conteúdo programático estão devidamente cadastrados na tela Cadastro de conteúdo.
Exemplo: Teoria dos Conjuntos, Hidrosfera, Algoritmo, Planejamento Estratégico.
  • Unidade Programática: Verificar se o tipo de organização está devidamente cadastrado na tela Cadastro de unidade.
Exemplo: Módulo I, As Relações Matemáticas, Programação Orientada a Objetos, Marketing.
  • Acesso Módulo Agregado: Através da tela Acesso módulo agregado deverão ser liberadas as aplicações “Material de aula”, “Material de aula-Conteúdo ministrado”, “Material de aula-Conteúdo programático”.











Consultas Diversas

Permite ao professor visualizar relatórios de notas lançadas e notas ainda não lançadas, médias do período, conteúdo programático ministrado e não ministrado, fotogramas com as imagens dos alunos, assim como os relatórios de boletim e de conselho de classe.

Ainda nesta aplicação, o professor pode emitir um diário de classe para preenchimento manual, caso ele opte por não utilizar a versão eletrônica, além de um quadro de horários, que informa onde e quando ele terá de ministrar as suas aulas.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
  • Parâmetro da Série: Verificar se os modelos de relatório padrão das séries estão de devidamente selecionados na tela Parâmetros.
Exemplo: Diário de classe, boletim, etc.
  • Acesso Módulo Agregado: Através da tela Acesso módulo agregado deverão ser liberadas as aplicações “Consultas Diversas”, “Consultas Diversas-Boletim”, “Consultas Diversas-Conselho de Classe”, “Consultas Diversas-Conteúdo Ministrado”, “Consultas Diversas- Conteúdo não ministrado”, “Consultas Diversas-Conteúdo programático”, “Consultas Diversas-Diário de classe”, “Consultas Diversas-Espelho de notas”, “Consultas Diversas-Espelho de notas (Ata de provas)”, “Consultas Diversas-Fotograma”, “Consultas Diversas-Grade de notas (Paisagem)”, “Consultas Diversas-Grade de notas (Retrato)”, “Consultas Diversas-Média período/semestre”, “Consultas Diversas-Notas não lançadas”, “Quadro de horário”, “Consulta material de aula”.











Registro de Ocorrências

Essa função concede um melhor acompanhamento da evolução dos alunos em sala de aula. Ela permite ao professor informar as ações mais marcantes do que ocorre a cada aula ministrada. Tais informações formam um banco de dados sobre a convivência dos alunos na instituição, que pode ser consultado e analisado.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
  • Vínculos de Ocorrência: Verificar se todos os setores envolvidos no processo de acompanhamento escolar dos alunos foram cadastrados na tela Setor de atendimento.
Exemplo: Secretaria, Coordenação, Direção, Orientação, Tesouraria, Biblioteca, Judicial.
  • Tipo de Ocorrência: Verificar se os tipos de ocorrências foram criados na tela Tipo de ocorrência. Tanto as do tipo “Ações dos alunos” (Ação = Normal ou Enfermaria), como as do tipo “Ações tomadas pelos setores” (Ação = Afastamento, Advertência ou Atendimento).
Exemplo: Atrasado – ATR – Normal, Sem Uniforme – SUN – Normal, Doente – DOE – Enfermaria,
Conversar com o Aluno – Cal – Atendimento, Chamar os Pais – CPA – Advertência, Suspender por 3 dias – S3d – Afastamento, Expulsar – EXP – Afastamento.
  • Vinculo de Ocorrência: Verificar se os tipos de ocorrências estão devidamente vinculados às suas respectivas séries na tela Parâmetros por série.
Exemplo: 1ª Série – Esqueceu a lancheira, 2º Ano – Indisciplina em Sala, 3º Semestre – Baixo rendimento nos projetos.
  • Vinculo de Setor: Verificar se os tipos de ocorrências de cada série estão devidamente vinculados aos seus respectivos setores na tela Setores envolvidos.
Exemplo: 1ª Série – Esqueceu a lancheira - Orientação, 2º Ano – Indisciplina em Sala - Direção, 3º Semestre – Baixo rendimento nos projetos - Pedagógico.
  • Acesso Módulo Agregado: Através da tela Acesso módulo agregado deverá ser liberada a aplicação “Registro de Ocorrências”.

















Pesquisas

Permite ao professor responder questionários lançados pela instituição para obter dados estatísticos.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
Exemplo: Avaliação da Palestra de Mauro Tolledo – 01/06/2006 até 15/06/2006 – Sim - Não.
  • Perguntas e Respostas: Verificar se todas as perguntas da pesquisa estão cadastradas, e se cada pergunta possui as devidas respostas, na tela Pesquisa x Perguntas.
Exemplo: O que você achou do novo Portal dos Professores? – Muito Bom, Bom, Regular, Ruim.










Caixa Postal

A função Caixa Postal permite ao professor se corresponder com os alunos, pais e funcionários através de um e-mail interno do sistema, enviando e recebendo mensagens de diversos assuntos do dia-a-dia das aulas.

Para que esta função seja disponibilizada no Portal Professor, verifique no Módulo Gestão se a relação listada abaixo está devidamente cadastrada:
  • Acesso Módulo Agregado: Através da tela Acesso módulo agregado deverá ser liberada a aplicação “Caixa Postal”.





Importante!

No momento em que se cadastra um professor no sistema, é criado um e-mail interno para ele, que não servirá para se corresponder com e-mails fora do sistema. Esse e-mail será formado com a primeira letra “P”, indicando professor, seguido do código do professor “16” e por último a extensão particular do sistema “@professor”.






Liberação do Portal

As configurações para disponibilizar o Portal do Professor começam pela tela “ Libera Acesso Módulos”. Ela possibilita a liberação ou o bloqueio de todos os portais (ou módulos) do sistema.

Na tela “ Calendário de Liberação de Acesso”, você pode definir em quais dias da semana e em quais horários o Portal do Professor pode ser acessado. Caso um usuário tente utilizar o portal em horário não habilitado, o sistema abrirá a tela de aviso: “Módulo temporariamente bloqueado pela instituição”.

As funções do portal que serão disponibilizadas aos professores devem ser selecionadas na tela “ Acesso a Módulo Agregado” - atenção: esta liberação deve ser realizada anualmente.

Feito isto, é hora de ir para a tela “ Gera Login” para criar a senha que dá acesso ao portal. O sistema pode gerar senhas para todos os professores de uma só vez. Nesta mesma tela é possível bloquear ou alterar o login de usuários. As senhas devem conter mais de seis caracteres e não podem coincidir com a data de aniversário do usuário. O sistema aceita símbolos matemáticos, caracteres alfanuméricos ou literais. Para gerar o login, é necessário ainda criar uma resposta secreta, que deve ser diferente da senha. A instituição pode definir se a resposta secreta precisa ser informada ou não no momento do acesso ao portal.

Importante!

A instituição pode gerar senhas para todos os alunos de uma única vez.

A liberação de acesso é realizada por ano letivo e deve ser executada a cada ano em Acesso Módulo Agregado.





Após gerar as senhas, é possível emitir um documento Relatório Carta internet com os dados de acesso dos usuários para ser entregue aos mesmos.