Mudanças entre as edições de "Portal acadêmico e financeiro"
De GWiki
Ir para navegaçãoIr para pesquisarLinha 45: | Linha 45: | ||
::#Possibilita o controle da movimentação em conta corrente de todos os recebimentos e pagamentos feitos via sistema, e ainda permite que sejam feitos outros lançamentos para que seja possível fazer conciliação bancária. | ::#Possibilita o controle da movimentação em conta corrente de todos os recebimentos e pagamentos feitos via sistema, e ainda permite que sejam feitos outros lançamentos para que seja possível fazer conciliação bancária. | ||
::#[[item de despesa| Contas a Pagar]] e [[item de receita | Contas a Receber]]. | ::#[[item de despesa| Contas a Pagar]] e [[item de receita | Contas a Receber]]. | ||
− | ::#Fluxo de Caixa | + | ::#[[Financeiro, Caixa | Fluxo de Caixa]] |
::#Possibilita que sejam registrados todos os contatos de Cobrança com os credores (Pais, Alunos). | ::#Possibilita que sejam registrados todos os contatos de Cobrança com os credores (Pais, Alunos). | ||
::#Permite o bloqueio de matrícula para alunos inadimplentes. | ::#Permite o bloqueio de matrícula para alunos inadimplentes. |
Edição das 16h37min de 1 de julho de 2013
Portal acadêmico e financeiro é o sistema que administra as atividades acadêmicas e financeiras da Instituição de ensino, facilitando a forma como a instituição registra e acessa suas informações.
Principais módulos:
- Estrutura organizacional
- Possibilita que a estrutura organizacional seja constituída em 3 níveis, permitindo que usuários tenham privilégios por instituições.
- Regimento Escolar
- Trabalha com qualquer nível de ensino e tipos de curso que tenham estrutura Curso/Nível/Turma. Ou seja, níveis e modalidades de: ensino infantil, fundamental, médio, EJA, centro de línguas, ensino superior (Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, EAD), ensino técnico, etc.
- Organização Curricular
- Permite que esta estrutura seja diferente para cada Instituição de ensino. Uma IES pode oferecer determinados cursos que outra não oferece.
- Para instituições de ensino superior:
- Cada curso pode possuir grades diferentes e com equivalências entre si. Trabalha com mais de uma grade ativa.
- Controle de todos os tipos de disciplinas (Obrigatória, Optativa, Extra Curricular, Eletiva, Estágio, TCC, etc.).
- Controle de equivalências, Pré-Requisito e Co-Requisito.
- Registro de Matrícula
- Permite matrículas seriadas ou por disciplina, onde documentos podem ser emitidos no ato do registro ou em lote, tais como: contrato, boleto, requerimento, ficha de inscrição, etc. Permite a rematrícula do aluno pelo Portal do aluno.
- Formas de Avaliação
- Atende avaliações por notas, conceitos, menção e conselho de classe e também atende a avaliações por conteúdo. Fórmulas são definidas pela própria instituição.
- Atividades complementares e Atividades Práticas Supervisionadas
- Permite o registro do plano de aula previsto e o ministrado. Também permite o registro das APS (Atividades Práticas Supervisionadas). Para cada conteúdo registrado permite-se a inclusão de documentos (Word, Excel, PPT, Vídeos, etc.) como anexos para que os alunos possam fazer download.
- Relatórios Oficiais
- Os relatórios oficiais são personalizados pelo próprio cliente através da ferramenta chamada GDOC, que permite a criação de qualquer documento que contenha informações do aluno, tais como: Declarações, Histórico Escolar, Extrato de Notas, Contrato, etc.
- Além da possibilidade do cliente desenvolver seus próprios relatórios, são oferecidos, dentre outros, os seguintes relatórios:
- a) Extrato de Notas
- b) Ata de Resultado Final
- c) Censo Escolar
- d) Ficha de Matrícula
- e) Alunos concludentes
- Protocolo
- Possibilita que sejam protocoladas as solicitações dos alunos, professores, etc., referentes a assuntos tais como, 2a via de histórico, transferência, trancamento de matrícula, etc.
- A instituição pode configurar para que cada assunto seja encaminhado ao departamento/setor específico para que eles possam analisar, deferindo ou não cada solicitação.
- Alunos e Professores podem fazer a solicitação e o acompanhamento pelos seus portais.
- FIES e PROUNI
- Possibilita o controle do FIES (Financiamento Estudantil) fazendo toda a gestão financeira dos contratos dos alunos.
- Além disso, controla as Bolsas PROUNI, permitindo o lançamento dos pareceres da IES para os alunos para envio ao MEC.
- Controle Financeiro
-
- Permite controle de quaisquer eventos financeiros (taxas), seja para cobrança mensal ou esporádica (caixa da instituição).
- É possível o controle de cobrança via documento bancário, boleto interno, cartão de crédito, cheque pré-datado, débito em conta, dinheiro, outros.
- Emite boletos bancários ou gera arquivos eletrônicos para os bancos e efetua a baixa através do arquivo enviado pelo banco, fazendo consistências de valores.
- Controle de cheques pré-datados possibilitando todo o acompanhamento como depósito, devolução, protestos, substituição, renegociação, etc.
- Permite renegociações com cálculo de juro automático.
- Permite a inclusão de aditivos contratuais.
- Amplo controle de recebimento via Caixa da instituição, possibilitando tanto recebimentos de eventos financeiros (taxas), quanto recebimentos diversos (apostilas, livros, mochila, etc.) bem como pagamento de contas.
- Possibilita o controle da movimentação em conta corrente de todos os recebimentos e pagamentos feitos via sistema, e ainda permite que sejam feitos outros lançamentos para que seja possível fazer conciliação bancária.
- Contas a Pagar e Contas a Receber.
- Fluxo de Caixa
- Possibilita que sejam registrados todos os contatos de Cobrança com os credores (Pais, Alunos).
- Permite o bloqueio de matrícula para alunos inadimplentes.
- Diversos relatórios gerenciais como relação de inadimplentes, cartas de cobrança (possibilidade do envio por e-mail), previsão e arrecadação, faturamento bancário, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, extrato de caixa, extrato financeiro do aluno, extrato bancário, etc.
- Estrutura Física
- Possibilita o registro da estrutura física da instituição com classificação da situação estrutural e descrição do seu estado físico, bem como sua capacidade.
- Integração MEC/INEP
- Possibilita a geração das informações para o Censo da Educação Superior realizada pelo MEC/INEP.
- Outras Funcionalidades
- a. Pesquisa de Opinião
- Permite a criação de qualquer pesquisa. As questões podem ser do tipo múltipla escolha ou simples resposta. Esta pesquisa pode ser feita para aluno, professor e funcionários da instituição e pode ser impressa ou disponibilizada na Internet pelos módulos do aluno e professor. Caso exista uma pesquisa publicada e ainda não respondida, ao entrar no sistema, o usuário é direcionado para a tela onde poderá responder as questões definidas.
- b. Correção de Provas
- Também conhecido por simulado, possibilita a correção de provas através de gabarito e cartão resposta. O sistema também importa arquivos gerados por leitora óptica. O módulo fornece várias estatísticas por questão, prova, aluno, turma, disciplina, etc.
- c. Digitação de notas via Excel
- Quando a digitação de notas é feita pelo próprio professor, se a instituição não quiser usar a Internet (módulo do professor), ou se desejar disponibilizar outra opção ao professor, o sistema pode gerar uma planilha Excel com as turmas e alunos para que ele possa digitar as notas. O sostema importa estas notas fazendo o cálculo da média.
- d. Frequência Automatizada
- Através de coletores/leitoras ópticas das carteirinhas dos alunos, o sistema calcula a quantidade de falta.
- e. Caixa
- Recebimentos e pagamentos na própria instituição através do caixa.
- f. Ocorrências
- Registro de qualquer tipo de ocorrência de alunos. Normalmente utilizado para registro da vida escolar, tendo assim informações para o acompanhamento do aluno e atendimento aos pais/responsáveis.
- g. Segurança
- O módulo de segurança permite a criação de usuários e grupos.
- Os privilégios de acesso a cada tela podem ser dados a um usuário específico ou a um grupo de usuários.
- Os menus do sistema são dinâmicos, apresentando a cada usuário somente as operações que ele tem privilégio.
- h. Auditoria
- Todas as operações relativas a acesso ao sistema, e modificações (Inclusão, Exclusão, Alteração) financeiras ou acadêmicas são registradas em arquivos do tipo “log”. Todos os registros possuem a identificação do usuário, data e hora, o que foi alterado, indicando inclusive o IP da máquina que fez tal operação.
- i. Internacionalização
- Cada usuário pode escolher a língua que deseja trabalhar, todas as telas do sistema serão convertidas (labels, menu, títulos, etc.), exceto as informações registradas.