Botão variáveis
O Botão variáveis abre uma janela flutuante “Variáveis”, que pode ser arrastada para qualquer lugar da tela. Nela são relacionadas todas as informações disponíveis que podem ser utilizadas no documento e que estão registradas no sistema como dados pessoais do aluno, dados da instituição, etc.
Botão variável GDOC
Na janela Variáveis são apresentados:
- Na parte superior, há um campo de busca para digitar o texto da consulta de variável. Neste campo poderá ser informado o texto que se deseja consultar. Ex.: Ao digitar “Curso”, a tabela exibirá todas as variáveis cujo nome contenha a palavra informada. Esta consulta também localiza as variáveis pelo nome que é utilizado nos documentos.
- As variáveis estão divididas em grupos e subgrupos, relacionando as informações disponíveis para o tipo de documento que está sendo editado. Ex.: Temos o grupo Aluno que possui:
- Variáveis apresentadas diretamente no grupo como Nome, Profissão, etc.
- Subgrupos como Endereço, Enfermaria, Responsáveis, etc.
- O subgrupo Responsáveis por sua vez possui outros subgrupos, a saber: Acadêmico, Financeiro, Mãe, Pai, Terceiro.
- Posicionando o cursor em cima de uma variável, será mostrado um quadro com as seguintes informações:
- Descrição: informa a descrição da variável
- Parâmetros: caso a variável seja variável parametrizável, serão listados os parâmetros da variável (por exemplo, tipo de curso)
- Menu – Campo: indica qual o campo do sistema a que se refere a variável, informando o caminho do menu do sistema e o nome do campo.
- Nome da Variável no Documento: informa qual o nome interno da variável que é utilizado nos documentos
Para inserir uma variável no texto:
- Posicione o cursor no local desejado do documento. Se o cursor não estiver posicionado no documento, o campo será inserido no início do documento.
- Dê um duplo-clique na linha da janela "Variáveis" correspondente à informação desejada. O nome correspondente à essa variável será inserido no texto, sempre entre chaves. Ex.: {nmAluno} corresponde a Aluno /Nome.
- Caso seja uma variável parametrizável, será aberta uma janela flutuante para seleção dos parâmetros e, além do nome da variável, serão apresentados os parâmetros selecionados. Ex.: {listNmDisciplinaHistorico,fund,todos} correspondente a Disciplina /Nome.
- Todos os caracteres da variável devem possuir o mesmo formato (tamanho, tipo, cor, etc), caso contrário, o GDoc não apresentará o dado da variável (apenas o nome da mesma). Quando mudar cor, letra, etc de uma variável, o nome inteiro dela, inclusive as chaves, devem ser marcados para que a alteração abranja tudo.
Exemplo 1: Para o texto: “Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, o NOME COMPLETO INSTITUIÇÂO, inscrito no CNPJ/MF sob nº. 000000111111-1111/68 ...” O Nome e o CNPJ da Instituição podem ser obtidos diretamente do sistema. Para isso, basta excluir estes dados do texto e incluir as respectivas variáveis, ficando: “Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, o {nmMantenedora}, inscrito no CNPJ/MF sob nº {CNPJInstituicao} ...”.
Exemplo 2:
DECLARAÇÃO Declaramos para os devidos fins que o aluno João Carlos da Silva pagou a importância de R$ 15.000,00 referente ao ano letivo de 2012.
A tesouraria
DECLARAÇÃO Declaramos para os devidos fins que o aluno {nmCompletoAluno} pagou a importância de R$ {vlTotalMens} referente ao ano letivo de 2012.
A tesouraria
Tipos de Variáveis
- As variáveis no GDoc possuem nomes significativos ao conteúdo que armazenam e são dividas em: comum, lista e relação.
- Comum
São variáveis que possuem, por vez, um único valor (informação ou dado). Exemplo: {emailAluno}. Observe que o nome da variável é apresentado entre chaves e que o seu rótulo é semelhante ao conteúdo que armazena. Assim, e em nosso exemplo, o resultado da variável será o e-mail do aluno.
- Lista
São variáveis que possuem uma lista de valores relacionados, ou seja, correspondem a uma lista de dados. Os nomes das variáveis desse tipo iniciarão por “list”. Ao se colocar a variável do tipo lista em uma tabela os valores serão apresentados um após o outro em cada linha da tabela.
Exemplo da variável lista dentro de uma tabela:
Sintomas {listSintoma}
Sintomas Dor de garganta Febre Nauséas
Caso a variável do tipo lista seja colocada fora de uma tabela os dados serão apresentados um após o outro e separados por vírgula.
- Exemplo da variável lista fora de uma tabela:
- Sintomas: {listSintoma}
- Sintomas: Dor de garganta, Febre, Náuseas.
Observe que a variável do tipo lista também está entre chaves, porém seu nome (rótulo) começa com a palavra “list”.
Relação
Assim como a variável lista a de relação também apresentam uma lista de valores relacionados. A diferença básica entre a variável lista e a de relação está no resultado apresentado, ou seja, a variável relação se colocada dentro de uma tabela ou fora apresentará os valores de forma sequencial e separados por vírgula. Observe que a variável do tipo relação também está entre chaves, porém seu nome (rótulo) começa com a palavra “relação”. Você também poderá encontrar variáveis que comecem apenas com a sigla “rel”.
Dica
- No momento da impressão do documento, esse nome será substituído pelo respectivo dado cadastrado no sistema.
- Se a variável estiver em uma tabela, os dados são listados um em cada linha da tabela:
Português Matemática História
- Variáveis identificadas como "relação", ex. "relação Parcela" correspondem a um conjunto de dados relacionados em uma única linha separados por vírgula, mesmo que incluídas dentro de uma tabela. Os nomes das variáveis nos documentos iniciarão por “relac” ({relacParcelasMens})