Apostila, Digitação de notas
|
Metodologia
A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono , proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.
Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.
A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.
Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.
Introdução
Neste módulo você vai aprender os procedimentos para cadastro e digitação de notas. Dessa forma, seguiremos um passo-a-passo por cada uma das telas necessárias, informando os procedimentos desde o cadastro de um tipo de nota, os vínculos necessários com as séries até a digitação das notas e cálculo das médias.
Cadastros iniciais
1. Cadastrar os tipos de notas: Nesta tela são cadastradas todas as avaliações (provas, trabalhos, participação) utilizadas pela instituição, informando para cada uma delas um nome por extenso e uma sigla, bem como a informação de obrigatoriedade ou não dessa avaliação.
Importante: Avaliações marcadas como “obrigatórias” deverão ter sua nota digitada para que a média do aluno seja calculada, caso contrário o cálculo não é efetuado. Já avaliações marcadas como “não obrigatórias” podem ter sua nota digitada ou não, de acordo com a necessidade.
2. Cadastrar as fórmulas das disciplinas: Nesta tela são montadas as fórmulas de cálculo que serão utilizadas para fechar a média dos alunos em cada um dos períodos. É possível montar fórmulas para diferentes momentos do ano escolar, como para o momento Período, Rec. Do Período, o Anual entre outros de acordo com as necessidades de instituição.
Dicas
- É recomendado que o caixa seja encerrado diariamente, para o melhor controle da Instituição.