Censo educação superior, Migração
|
Migração
O módulo ‘Migração’ existente no sistema do INEP disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permite que as Instituições de Ensino Superior migrem as informações provenientes de sistemas próprios diretamente para o repositório central do Censo da Educação Superior 2014. Esta migração é efetuada por meio de quatro opções de arquivos que contemplam as informações de “Cursos”, “Alunos”, “Docentes” e de “Alunos a serem justificados”. Como as alterações de cursos ocorrem em menor frequência entre um ano e outro, a Gennera não disponibiliza esta opção de migração, tratando então apenas dos leiautes de Alunos”, “Docentes”.
Etapas do processo de migração dos dados
A seguir, são descritas cada etapa para execução do processo de migração.
Etapa 1 - Atualização dos dados no sistema online
Antes de iniciar a migração, os dados da Instituição, bem como dos cursos deverão ser cadastrados e/ou atualizados no sistema on-line do MEC/INEP. Para cursos novos, o Inep deverá atribuir a cada um o ID do Curso no Inep que deverá ser transcrito para o Gennera, para posterior geração dos arquivos de migração.
Etapa 2 – Exportação de Dados
Esta opção possibilitará ao usuário exportar em formato TXT as informações iniciais (ID INEP) de docentes e alunos carregados do Censo 2013. Para isso, o usuário deverá acessar o sistema no endereço [Censo superior 2014] e clicar sobre o item Exportar Dados na opção de menu Migração.
Etapa 3 – Atualização do ID INEP nos sistemas próprios
Para a atualização dos Ids de Alunos e Professores, o usuário deverá enviar o arquivo exportado a Gennera, por meio de chamado a ser aberto impreterivelmente até o dia 31/03/2015.
Etapa 4 – Migração dos Dados
A atualização do leiaute dos arquivos de alunos e docentes deste ano já foi liberada e o arquivo de migração pode ser gerado por meio da opção Exportação INEP. O usuário poderá realizar a importação dos módulos conforme sua necessidade, ou seja, poderá escolher por preencher o módulo Docente pelo sistema online e importar apenas os dados de alunos. Nesses casos, no entanto, será preciso ficar atento quanto à dependência entre os módulos de Aluno e Docente com o módulo Curso, que deverá estar com as informações censitárias atualizadas. Após a importação do arquivo, é disponibilizada a opção “Validar estrutura e dados” que efetuará a validação de estrutura e dos dados do arquivo. Esse procedimento irá verificar todos os campos.
Atenção!
Para detalhes, recomendamos que leiam atentamente todas as instruções disponibilizadas na página Preenchimento Censo da Educação Superior] |