Apostila público, Registro de notas
Metodologia
Para que você possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança, a empresa fornecedora do software desenvolveu os materiais didáticos, com módulos que lhe possibilitará conhecer as principais funções do sistema.
Material didático
Este material contém de forma resumida a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo. A leitura deste material deve ser acompanhada da leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo. Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras, dicas de utilização e tutoriais (vídeos sobre a navegação). Para acessá-la, basta clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela.
Vale ressaltar que todo o material didático utilizado nas capacitações está disponível para download no menu principal do sistema, através do botão "GWiki".
Introdução
Neste módulo você aprenderá a utilizar as funções “Registro de Notas e Faltas”, “Encerramento letivo” e “Histórico acadêmico”.
Registro de médias e faltas
Com a função “Registro de notas e faltas” você pode digitar as médias e a frequência dos alunos no sistema.
Funções
A tela digita boletim é dividida em duas pastas. Na primeira pasta, informe se a digitação será por aluno ou turma e passe para a pasta “Nota”, onde serão apresentados os períodos para digitação. A digitação por turma possibilita que as faltas sejam digitadas no mesmo momento das notas. Quando digitado notas por aluno, as faltas deverão ser registradas através da tela digita faltas - turma.
Quando a instituição trabalhar com pareceres descritivos ao invés de notas, poderá registrar através da tela parecer descritivo.
Ao final do ano letivo, deverá ser feito o cálculo de médias. Antes do cálculo, verifique se a fórmula para calculo da média anual foi devidamente informada através da tela fórmula de avaliação e está vinculada à série através da tela parâmetros. Se os cadastros e fórmula estiverem corretos, proceda com o cálculo da média, atentando para o campo Aplicação, que deve informar “Anual”.
Com a emissão de um boletim (através da tela Relatório GDoc), você terá condições de saber quais alunos estão em recuperação anual.
Digitadas as notas de recuperação através da tela Digitação de recuperação, calcule as médias pós-recuperação (através da tela cálculo de média, atentando para o campo aplicação, que agora deve informar “Rec. Anual”) e emita o boletim do momento final.
ATENÇÃO: Para garantir a integridade das informações repassadas para o sistema é aconselhável que se faça encerramentos após a emissão dos boletins de cada período. Por exemplo: terminada a emissão dos boletins do primeiro bimestre/trimestre, quando há certeza de que as notas não serão mais modificadas, que todos os dados estão corretos, faça o encerramento do período. Agindo desta forma, ninguém mais poderá mudar os dados ali contidos. Este processo parcial, realizado a cada final de período, facilita o encerramento letivo da instituição. Para realizar o encerramento parcial acesse a tela [[Encerramento letivo).
Relatórios
Com as médias e faltas digitadas, você poderá emitir relatórios de notas, como:
- Boletim (tela Relatório GDoc): nesta tela serão apresentados os modelos de boletim confeccionados através da funcionalidade “GDoc” (Utilitário\GDoc). Caso nenhum modelo esteja disponível, ou, caso os modelos disponíveis não atendam as necessidades da sua instituição, deverá ser criado um modelo específico para posterior emissão. Quando a instituição utilizar parecer descritivo, lembre-se de confeccionar um modelo que atenda a esta necessidade;
- Grade de notas (tela Relatório Grade de notas): contém alguns modelos de relatório para conferência de notas.
- Recuperação (tela Relatório de recuperação): contém alguns modelos de relatório para conferência de notas/ alunos em recuperação.