Apostila, Biblioteca
|
Metodologia
A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono , proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.
Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.
A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.
Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.
Introdução
Neste módulo serão repassadas as informações iniciais necessárias para que o administrador do sistema compreenda a sistemática do software e esteja habilitado a efetuar a liberação do mesmo para os demais usuários da Instituição. Serão tratados alguns tópicos considerados básicos para a utilização inicial.
Introdução
Este módulo objetiva oferecer uma visão geral do Biblioteca, apresentando um panorama e direcionando às principais funções para operá-lo. Se propõe a orientar os usuários quanto aos conceitos e a utilização de processos, ou seja, às atividades de montagem da Biblioteca (Setorial), cadastro de acervo, consulta e circulação de materiais e emissão de relatórios.
Parâmetros
A partir do cadastro de informações nas tabelas básicas é que a Biblioteca (Setorial) será estruturada e assim serem incluídos os dados bibliográficos do acervo, especificadas as regras de circulação de materiais (empréstimo, devolução e renovação), bem como realizados os trâmites diários de reservas e multas e por fim, a consulta de dados por meio de relatórios.
A configuração se dará através da:
- Criação da Setorial;
- Definição de parâmetros de circulação de cada tipo de acervo para cada categoria de usuário;
- Cadastramento do acervo e exemplares;
Após configurar, será possível realizar:
- Registro de empréstimos, renovação e devoluções;
- Gerenciamento de reservas e multas;
- Emissão de relatórios diversos.
Montagem da Setorial
Na tela Cadastro de Setorial é criada a Biblioteca, bem como são configuradas as regras de funcionamento e algumas informações relativas à política de empréstimo. Nos menus Cadastro/Tabelas/Administrativa, Cadastro/Tabelas/Operacional e Cadastro/Tabelas/Catalogação são pré-cadastrados os dados básicos para operar o sistema. Para ilustrar, veja o exemplo a seguir:
- Acompanhe o tutorial para visualizar como cadastrar a Setorial (Biblioteca)
Tabelas básicas
Na tela de Cadastro de autor são registrados os dados dos autores das obras (Nome, Sobrenome, Cutter, etc. Após efetuar o cadastro dos autores, estes podem ser vinculados ao acervo na tela de Cadastro de acervo - pasta Autor.
Perfil da Categoria
Na tela Perfil da categoria são especificadas as políticas de empréstimo/devolução/renovação/reserva de cada tipo de material para cada categoria de usuários existentes no sistema. Além disto, é utilizada para definir os parâmetros de penalidade (multas, suspensão).
Para saber mais, assista o vídeo que orienta como http://geduc.gennera.com.br/mdl/Biblioteca/1Cadastro/104CategoriadeUsuario/bb_categoria_user_160713.htm parametrizar os perfis de categoria de usuário]
Cadastro de Acervo
A tela Cadastro de acervo é utilizada para cadastrar as obras da Setorial, incluindo os dados bibliográficos e ainda, vincular às informações complementares (autor, assunto, palavra-chave e idioma). Após as obras serem catalogadas, os exemplares poderem ser gerados na tela Cadastro de exemplar. Nesta tela, o campo Nível especifica qual a categoria que a obra se enquadra em relação à catalogação. Além de disponibilizar campos para descrever o acervo, a tela dá acesso à função de inclusão de exemplares e materiais adicionais.
Consulta de acervo
Na tela Circulação são realizadas as operações de empréstimo, devolução e renovação.
Lista de espera
Para cadastrar as reservas, ou seja, entrar na lista de espera, a tela Lista de espera permite o acompanhamento, podendo ser usada para cadastrar, atender e cancelar as reservas.
Multa
A tela de Cadastro de multa possibilita gerenciar as multas geradas para o usuário. Também utilizada para realização das baixas, a tela registra a inclusão e recebimentos (baixas) de multas .
Relatórios
O menu Relatório oferece diversos modelos de relatórios que podem se emitidos utilizando variadas opções de filtros. O menu está organizado por: Usuário, Financeiro, Circulação e Catalogação. Na opção relatório, estão disponibilizados e