Botão variáveis
Ao clicar no botãovariáveis Gennera abre-se uma janela flutuante. Observe que a janela poderá ser arrastada para qualquer lugar da tela. Nesta janela são apresentadas todas as informações disponíveis que poderão ser utilizadas em um documento, tais como dados pessoais do aluno, dados da instituição, notas, frequência, entre outras.
Na janela Variáveis são apresentados:
- Na parte superior, há um campo de busca para digitar o texto da consulta de variável. Neste campo poderá ser informado o texto que se deseja consultar. Ex.: Ao digitar “Curso”, a tabela exibirá todas as variáveis cujo nome contenha a palavra informada. Esta consulta também localiza as variáveis pelo nome que é utilizado nos documentos.
- As variáveis estão divididas em grupos e subgrupos, relacionando as informações disponíveis para o tipo de documento que está sendo editado.
- Ex.: Temos o grupo Aluno que possui:
- - Variáveis apresentadas diretamente no grupo como Nome, Profissão, etc.
- - Subgrupos como Endereço, Enfermaria, Responsáveis, etc.
- - O subgrupo Responsáveis por sua vez possui outros subgrupos, a saber: Acadêmico, Financeiro, Mãe, Pai, Terceiro.
- Posicionando o cursor em cima de uma variável, será mostrado um quadro com as seguintes informações:
- - Descrição: informa a descrição da variável
- - Parâmetros: caso a variável seja variável parametrizável, serão listados os parâmetros da variável (por exemplo, tipo de curso)
- - Menu – Campo: indica qual o campo do sistema a que se refere a variável, informando o caminho do menu do sistema e o nome do campo.
- - Nome da Variável no Documento: informa qual o nome interno da variável que é utilizado nos documentos.
Para inserir uma variável no texto:
- Posicione o cursor no local desejado do documento. Se o cursor não estiver posicionado no documento, o campo será inserido no início do documento.
- Dê um duplo-clique no item correspondente à informação desejada da janela Variáveis. O nome correspondente à essa variável será inserido no texto, sempre entre chaves. Ex.: {nmAluno} corresponde a Aluno /Nome.
- Caso seja uma variável parametrizável, será aberta uma janela flutuante para seleção dos parâmetros e, além do nome da variável, serão apresentados os parâmetros selecionados. Ex.: {listNmDisciplinaHistorico,fund,todos} correspondente a Disciplina /Nome.
- Todos os caracteres da variável devem possuir o mesmo formato (tamanho, tipo, cor, etc), caso contrário, o GDoc não apresentará o dado da variável (apenas o nome da mesma). Quando mudar cor, letra, etc. de uma variável o nome inteiro dela, inclusive as chaves, devem ser marcados para que a alteração abranja tudo.
Exemplo 1: Para o texto: “Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, o NOME COMPLETO INSTITUIÇÂO, inscrito no CNPJ/MF sob nº. 000000111111-1111/68 ...” O Nome e o CNPJ da Instituição podem ser obtidos diretamente do sistema. Para isso, basta excluir estes dados do texto e incluir as respectivas variáveis, ficando: “Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, o {nmMantenedora}, inscrito no CNPJ/MF sob nº {CNPJInstituicao} ...”.
Exemplo 2: Para o texto
DECLARAÇÃO
Declaramos para os devidos fins que o aluno João Carlos da Silva pagou a importância de R$ 15.000,00 referente ao ano letivo de 2012.
A tesouraria. DECLARAÇÃO Declaramos para os devidos fins que o aluno {nmCompletoAluno} pagou a importância de R$ {vlTotalMens} referente ao ano letivo de 2012.
A tesouraria.
Tipos de Variáveis
As variáveis no GDoc possuem nomes significativos ao conteúdo que armazenam e são dividas em: comum, lista e relação.
- Comum
São variáveis que possuem, por vez, um único valor (informação ou dado). Exemplo: {emailAluno}. Observe que o nome da variável é apresentado entre chaves e que o seu rótulo é semelhante ao conteúdo que armazena. Assim, e em nosso exemplo, o resultado da variável será o e-mail do aluno.
- Lista
São variáveis que possuem uma lista de valores relacionados, ou seja, correspondem a uma lista de dados. Os nomes das variáveis desse tipo iniciarão por “list”. Ao se colocar a variável do tipo lista em uma tabela os valores serão apresentados um após o outro em cada linha da tabela. Veja a seguir um exemplo da variável lista dentro de uma tabela:
Sintomas {listSintoma}
Sintomas Dor de garganta Febre Nauséas
Caso a variável do tipo lista seja colocada fora de uma tabela os dados serão apresentados um após o outro e separados por vírgula.
- Exemplo da variável lista fora de uma tabela:
- Sintomas: {listSintoma}
- Sintomas: Dor de garganta, Febre, Náuseas.
Relação
Assim como a variável lista a de relação também apresentam uma lista de valores relacionados. A diferença básica entre a variável lista e a de relação está no resultado apresentado, ou seja, a variável relação se colocada dentro de uma tabela ou fora apresentará os valores de forma sequencial e separados por vírgula. Observe que a variável do tipo relação também está entre chaves, porém seu nome (rótulo) começa com a palavra “relação”. Você também poderá encontrar variáveis que comecem apenas com a sigla “rel”.
- Ao encerrar a inserção de variáveis, utilize Botão fechar para que retornar ao documento.