Apostila, Financeiro, Caixa

De GWiki
Revisão de 13h57min de 15 de dezembro de 2014 por Mairla (discussão | contribs) (Criou página com '<!-------------------------- Banner do topo da página ----------------------------> {| style="width:100%; background:#fcfcfc; margin-top:0em; border:1px solid #ccc; " cellpaddin...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Financeiro: Caixa
Nesta página você encontra informações sobre a utilização do Portal acadêmico e financeiro da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Neste módulo você vai aprender a utilizar a orientar os usuários quanto aos procedimentos para cadastro e utilização do Caixa.

Cadastro do caixa

Na tela de cadastro do caixa é feito o cadastramento dos caixas da Instituição de Ensino. Ao cadastrar os caixas, eles ficam vinculados a uma Instituição, não sendo possível que pessoas de outra Instituição tenham acesso a eles (caso haja mais de uma Instituição no grupo). Esse processo é efetuado apenas uma vez por caixa e a Instituição deverá cadastrar quantos caixas necessitar.

Liberação de Caixa

O segundo passo é a liberação de um caixa para operação. Nesta tela, o usuário informa o saldo inicial e usuário responsável pelo caixa. Desta forma, apenas esse usuário poderá efetuar a abertura e os recebimentos naquele caixa que está sendo aberto.

Abertura de Caixa

A abertura do caixa sinaliza para o sistema que o usuário responsável dará início à operação. O sistema irá vincular o caixa a um computador, que deverá obrigatoriamente ter um endereço de IP fornecido pelo provedor de acesso à internet da Instituição de Ensino. Caso o IP não seja fixo, ao sair do sistema o usuário que fez a abertura poderá não conseguir acessar o caixa aberto. Neste caso, deverá proceder com o bloqueio manual e novamente com a abertura daquele caixa. Vale ressaltar que, durante o período de abertura do caixa, o usuário poderá efetuar recebimentos apenas naquela máquina da abertura.

Movimentação do Caixa

Na tela Controle financeiro você pode realizar renegociações e/ou ajustes nas parcelas para um aluno, para uma turma ou para toda uma série em "lote".

As renegociações em "lote" funcionam por série ou turma, e se diferenciam das alterações individuais pela frequência em que são feitas. São poucas as situações em que há a necessidade de utilizar esta forma de alteração. Para que o processo seja feito, basta não informar nenhum aluno para a renegociação.

Atenção!!

Nesta opção, o sistema não mostra as parcelas que serão alteradas. Você faz apenas o comando para realizar as mudanças.

A alteração em massa, ou seja, para todos os alunos de uma determinada série ou turma, requer muita atenção durante seu procedimento. Evite que dados financeiros de alunos sejam indevidamente alterados.







Aditivo Contratual

Na tela Aditivo contratual é possível criar novas parcelas para o aluno em um evento financeiro já contratado. Isso acontece quando a instituição precisa cobrar algo "novo", que não estava no planejamento quando ocorreu o cadastro financeiro do aluno.

Exemplo:

O aluno tem uma parcela de R$500,00 reais para pagar. Ele paga essa parcela “a menor” via internet, com o valor de pagamento de R$300,00. Nesse caso, é necessário cadastrar uma nova parcela para cobrar a diferença. Isso é feito através da função “Aditivo Contratual”.






Envio Bancário

Na tela Envio bancário é possível gerar boletos ou arquivos de remessa para pagamento na rede bancária.

Atenção!!

NENHUM BOLETO PODE SER EMITIDO E ENTREGUE AOS ALUNOS ANTES DO FINAL DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO.