Apostila, Configuração de frequência
|
Metodologia
A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono , proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.
Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.
A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.
Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.
Introdução
Neste material são apresentadas as orientações gerais de como parametrizar o controle de frequência no sistema, apresentando os requisitos para a configuração e como são executados os lançamentos de frequência.
Pré requisito: início da configuração no sistema
1. Possuir curso, série, turma e disciplinas devidamente configurados; 2. Possuir carga horária cadastrada para as disciplinas; 3. Possuir quadro de horário cadastrado; 4. Possuir calendário acadêmico gerado.
O primeiro passo para configurar o controle de frequência é identificar e determinar a maneira como ela será realizada. O sistema Gennera] permite o controle de duas maneiras, sendo elas:
- - Diário;
- - Total de faltas;
- - Automático;
Controle de frequência - Diário
Caso o controle seja diário, ou seja, a frequência é lançada diariamente, as configurações a serem realizadas no sistema são as seguintes:
- Passo 1: Acessar o Gennera Educacional;
- Passo 2: Acessar a tela Parâmetro Institucional;
- Passo 3: No quadro Frequência Automática, há o campo Controle de Frequência. Nesse campo deve ser selecionada a opção 1 Batida – Presença para todo o turno.
- Passo 4: No mesmo quadro - campo Forma Cálculo. Nesse campo há duas opções, sendo elas:
- 1. Conta as faltas: Contabiliza as faltas lançadas. Indicamos a utilização dessa opção, pois possui uma configuração mais simples.
- 2. CH Efetiva – Presenças: Subtrai as presenças obtidas da carga horária total de cada período (bimestre, trimestre ou semestre).
Quanto ao lançamento, A digitação da frequência diária pode ser realizada nos seguintes módulos:
a) Portal do Professor: No Portal, a digitação da frequência deve ser realizada na funcionalidade Diário de Classe Eletrônico. b) Gestão: No Gennera Educacional, a digitação da frequência deve ser realizada na funcionalidade Frequência Diário.
- Observação: Para que seja realizada a contabilização das faltas é necessário efetuar transferência da frequência na funcionalidade Transfere Frequência. Quando a frequência é registrada diariamente, seja através de catracas eletrônicas (frequência automatizada), seja pelo registro do professor através do Diário Eletrônico, este procedimento (Transfere Frequência) torna-se obrigatório ao final do período (Bimestre, Trimestre) para que seja feito o cálculo das faltas que serão transferidas para os documentos oficiais. Esse procedimento deve ser realizado somente após o período acabar.