Apostila, Nota promissória
|
Metodologia
A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono , proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.
Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.
A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.
Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.
Introdução
Neste módulo você vai aprender os procedimentos para cadastro e utilização da nota promissória.
Configuração
- Cadastrar o tipo de cobrança, denominado ‘Nota Promissória’. Caso deseje a emissão de boletos, indique Sim em Emissão Bancária.
- Vincular a forma de cobrança ‘Nota Promissória’ à instituição. Por padrão, esta forma de cobrança vem com a situação ‘Aberta’ e não pode ser alterada.
Recebimento
- O vínculo das parcelas à Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser realizado através da tela Renegociação, função ‘Renegociação’
- A baixa das parcelas com Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser feita no recebimento de caixa.
- O estorno das parcelas com Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser feito na baixa manual de parcelas.
- O ‘Cancelamento’ do recebimento das parcelas com Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser feito através da tela nota promissória.
Relatório
- Poderá ser emitido o relatório em formato de ‘Nota Promissória’, para assinatura do responsável financeiro.
Regras
- Esta forma de cobrança não estará disponível para seleção nas telas:
- As parcelas com esta forma de cobrança não são exibidas para seleção/alteração na tela Negociação NOVA.
- As alterações efetuadas por meio da tela controle financeiro, não afetam estas parcelas, uma vez que não podem ser alteradas.
- No envio bancário não é possível gerar boletos destas parcelas.
- Na baixa manual de parcelas não é possível vincular parcelas a esta forma de cobrança (ver item configuração da nota promissória). Ao pesquisar pelas parcelas do aluno, a coluna ‘Forma de Cobrança’ é apresentada no resultado da pesquisa para facilitar a identificação.
- Caso alguma parcela de ‘Nota promissória’ seja selecionada, será apresentada uma mensagem informando que a operação não pode ser executada por meio desta tela.
- No retorno bancário não é permitido efetuar a baixa destas parcelas. Para estes casos, os títulos ficarão com a seguinte situação de retorno: Não baixada – Nota promissória.
- No ajuste manual não é permitido vincular o crédito a estas parcelas.