Centro de custo
Chamamos de centro de custo, as diversas seções de uma empresa delimitadas segundo o aspecto de localização de todos os custos aí verificados. Os centros de custo classificam-se em produtivos e administrativos e, eventualmente, em auxiliares.
Centros de custo produtivo
São aqueles setores da empresa onde se opera os serviços ou se processa a fabricação dos produtos, divididos por cada departamento,ou processo. Exemplo: corte, costura e acabamento na indústria de confecção.
Nas Instituições de Ensino
Em instituições de ensino, recomenda-se que o controle dos custos seja feito por unidade de trabalho: turma ou sala de aula.
No dia-a-dia de uma escola, todo o planejamento é voltado para as turmas: horário de aula, professores, salas, luz, limpeza, material de apoio, infraestrutura, etc. Não importa se a escola tem 12 ou 25 alunos em uma sala de aula, os custos são basicamente os mesmos. Quando o cálculo do custo é feito por turmas, trabalha-se com algumas variáveis controláveis pela própria escola em função de seu planejamento didático/pedagógico. Dentre as variáveis destacam-se: número de alunos por turma/sala, se for Ensino Fundamental cabe à coordenação definir as aulas especializadas (inglês, espanhol, alemão, educação física) adicionais ao trabalho do(a) professor(a) regente, recursos pedagógicos marginais (laboratório de informática, laboratório de ciências e outros); todos representativos de custos.
Em empresas de médio e grande porte costuma-se subdividir ainda mais algumas seções produtivas de modo a separar em vários centros de custo as máquinas ou atividades que devam ter diferentes custos hora/máquina ou hora/homem, ainda que executando operações idênticas.
Centros de custo administrativo
São os setores que executam atividades de caráter gerencial ou administrativo da empresa. Exemplos: administração geral, administração do material, expedição, vendas, filiais, etc. Em empresas comerciais os custos são analisados sob dois aspectos (fixos e variáveis).