Atividade extracurricular, Tipo, Atividade

De GWiki

Tipo atividade permite o vínculo de atividades extracurriculares para o aluno em determinado período. Define-se como qualquer tipo atividade não incluída no currículo do curso, que tenha a função de estimular a interação entre teoria e prática, como estágio não obrigatório, atividade de pesquisa, extensão e monitoria.

As opções disponíveis são:

  • Pesquisa: atividade para alunos de graduação, sob a orientação de pesquisadores qualificados, que visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa (investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência), tal como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Devem ser considerados os alunos voluntários e os bolsistas.
  • Extensão: programa de formação da educação superior voltado a estreitar a relação entre universidade e sociedade. Compreendem programas, projetos e cursos voltados a disseminar ao público externo o conhecimento desenvolvido e sistematizado nos âmbitos do ensino e da pesquisa e, reciprocamente, compreender as demandas da comunidade relacionadas às competências acadêmicas da instituição de educação superior.
  • Monitoria: atividade que visa proporcionar ao aluno uma iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre professor monitor para auxiliar o aprendizado em sala de aula. Devem ser considerados os alunos voluntários e os bolsistas.
  • Estágio não obrigatório: atividade que o aluno realiza visando ao aperfeiçoamento profissional. É uma atividade extracurricular que proporciona ao aluno uma base mais concreta das matérias vistas em sala de aula como um item adicional à sua preparação para o mercado de trabalho.
  • Bolsa/remuneração: remuneração recebida pelo aluno referente à atividade extracurricular, incluindo atividade de pesquisa, extensão, monitoria e estágio não obrigatório.
Ferramentas pessoais