Histórico acadêmico - cabeçalho, GDOC, Dica

De GWiki

Dividimos as orientações sobre cabeçalho do Histórico acadêmico em duas partes. A seguir um exemplo de cabeçalho.

Veja um exemplo de cabeçalho

Cabeçalho - Parte 1

  • Na barra de ferramentas do editor GDoc:

1. Clique no ícone Cabeçalho/Rodapé. Na caixa de diálogo que será aberta marque a opção cabeçalho, digite para margem superior 1.00 cm e clique no botão configurar.
2. Vamos criar uma tabela dentro do cabeçalho. Clique dentro da área do cabeçalho inserido em seu documento, selecione a palavra Cabeçalho e clique na tecla delete (del). Na barra de ferramentas do GDoc, clique na opção Inserir/Editar Tabela. Na caixa de diálogo do Formatar Tabela, digite para as opções disponíveis os seguintes valores:

a. linhas: 1
b. colunas: 2
c. borda: 0
d. enchimento: 0
e. espaçamento:0
f. largura: 100%

Dica: A largura da tabela deverá ser em porcentagem (%). Assim, não esqueça de fazer a atualização de pixels para % antes de clicar no botão ok.

3. Clique no botão ok. Na barra de ferramentas do GDoc clique na opção Configurar Documento. Defina margem superior 7.00 cm e clique no botão configurar.
4. Na tabela que você acabou de inserir no cabeçalho do Histórico Escolar. Clique na primeira coluna da tabela e na barra de ferramentas do editor GDoc clique no ícone Imagens Gennera. Clique no sinal de mais (+) do grupo Fotos e Logos, clique duas vezes no item Logotipo da Instituição. Se necessário, diminua o tamanho da imagem e clique na segunda coluna da tabela.

Atenção: Vamos inserir as variáveis do cabeçalho. Observe, atentamente, o layout a seguir com as variáveis do sistema para que possamos construi-lo de forma semelhante:

a. Linha 1 -> Mantenedora: é o titulo e está em negrito
b. Linha 2 -> em branco
c. Linha 3 -> Endereço, complemento, CEP e Bairro
d. Linha 4 -> Cidade, UF (estado) e telefone
e. Linha 5 -> CNPJ
f. Linha 6 -> Site e e-mail

5. Na barra de ferramentas do editor GDoc, clique no alinhamento centralizado, aperte a tecla negrito, selecione fonte verdana e escolha 14 para o tamanho da fonte. Clique no ícone Variáveis Gennera, abra o menu do grupo Instituição clicando no sinal de mais (+) e clique duas vezes no rótulo Mantenedora. A variável de sistema a ser inserida é a {nmMantenedora} e indica a linha 1 de nosso cabeçalho.

Dica: Mantenha a caixa de diálogo “Variáveis Gennera” aberta. Lembre-se que esta janela poderá ser arrastada na tela do editor GDoc enquanto você estiver formatando ou inserindo novas variáveis no Histórico Escolar.

6. Aperte a tecla enter duas vez, desmarque a opção negrito, escolha 12 para o tamanho da fonte e mantenha a fonte verdana como opção. Selecione o subgrupo Endereço do Grupo Instituição e faça o passo a passo seguir:

Lembre-se: Na opção de busca da caixa de diálogo “Variáveis Gennera” do editor GDoc, você deverá procurar pelo Rótulo e não pela Variável de Sistema. Fique atento!


Rótulo Linha Ação Variável do sistema
Logradouro 3 a) duplo clique no rótulo
b) insira uma vírgula “,“
c) aperte a tecla espaço
{logradouroInstituicao}
Complemento 3 a) duplo clique no rótulo
b) aperte a tecla espaço
{complementoInstituicao}
CEP 3 a) digite CEP
b) aperte a tecla espaço
c) duplo clique no rótulo
d) aperte a tecla espaço
{cepInstituicao}
Bairro 3 a) digite Bairro
b) aperte a tecla espaço
c) duplo clique no rótulo
d) clique no enter
{bairroInstituicao}
Cidade 4 a) duplo clique no rótulo
b) digite o caractere “/”
{cidadeInstituicao}
Telefone 4 Retorne ao Grupo Instituição
a) digite Telefone
b) aperte a tecla espaço
c) duplo clique no rótulo
d) clique no enter
{telefoneInstituicao}
UF 4 a) duplo clique no rótulo
b) aperte a tecla espaço
c) digite o caractere “-“
d) aperte a tecla espaço
{ufInstituicao}
CNPJ 5 Acesse o Grupo Endereço
a) digite CNPJ
b) aperte a tecla espaço
c) duplo clique no rótulo
d) clique no enter
{cnpjInstituicao}
Site 6 a) digite Site
b) aperte a tecla espaço
c) duplo clique no rótulo
d) aperte a tecla espaço
e) digite o caractere “-“
f) aperte a tecla espaço
{siteInstituicao}
E-mail 6 Retorne ao Grupo Instituição
a) duplo clique no rótulo
{emailInstituicao}

Atenção: Formate a variável CNPJ seguindo os passos abaixo: - digite após CNPJ: a formatação ${cnpj.execute([variável])} - substitua a palavra variável por {cnpjInstituicao}

Dica: Antes de prosseguir formate as variáveis inseridas. Você poderá aplicar alinhamento centralizado, negrito, itálico, mudar a fonte para verdana tamanho 12.

7. Retorne ao editor Gdoc, salve o documento. Clique abaixo da tabela inserida no cabeçalho. Na barra de ferramentas do editor GDoc, clique no botão Inserir/Editar Tabela. Na caixa de diálogo Formatar Tabela digite:

a. linhas: 2
b. colunas: 1
c. borda: 1
d. espaçamento: 0
e. enchimento: 0
f. largura: 100 %

Atenção: A largura da tabela deverá ser em porcentagem (%). Assim, não esqueça de fazer a atualização de pixels para % antes de clicar no botão ok.

8. Clique no botão ok, clique na primeira linha da tabela, em seguida, clique com o botão direito do mouse, escolha a opção Célula. Clique no item Formatar Célula, no campo Cor do Plano de Fundo defina a cor cinza (código da cor: #cccccc). Clique no botão ok. Na barra de ferramentas do GDoc escolha:

a. negrito
b. alinhamento centralizado
c. fonte Verdana
d. tamanho da fonte 24

9. Digite nesta linha o título Histórico Escolar, clique na segunda linha da tabela e escolha:

a. alinhamento a direita
b. fonte Verdana
c. tamanho da fonte 12
d. digite nesta linha Emitido em:

10. Pressione a tecla espaço, clique na opção Variáveis Gennera e no grupo Diversos clique duas vezes no rótulo Data Atual. Clique no botão Cancelar da janela Variáveis Gennera.

Cabeçalho - Parte 2

  • Vamos inserir as informações pessoais do Aluno. Observe que estas informações também serão inseridas dentro do cabeçalho do documento. Salientamos ainda que os rótulos que mencionaremos a seguir estão disponíveis no grupo Aluno da opção “Variáveis Gennera”.

Lembre-se de clicar no sinal de mais (+) do grupo Aluno para visualizar os rótulos disponíveis. Antes de utilizarmos as variáveis vamos criar uma nova tabela.

11. Clique logo abaixo da linha que contem o texto Emitido em:. Na barra de ferramentas do GDoc, clique no ícone Inserir e Editar Tabelas. Na caixa de diálogo Formatar Tabela digite:

a. linhas: 1
b. colunas: 4
c. borda: 1
d. espaçamento: 0
e. enchimento: 0
f. largura: 100%

12. Clique no botão ok, clique na primeira coluna. Selecione tipo de fonte verdana, escolha a fonte tamanho 12, clique em negrito e digite Aluno(a): . Aperte a tecla espaço, desabilite a opção negrito. Acesse Variáveis Gennera na barra de ferramentas do GDoc, no grupo Aluno de um clique duplo no rótulo Nome Completo. Verifique se a Variável de Sistema inserida foi a {nmCompletoAluno}.
13. Mantenha a janela do Variáveis Gennera aberta. Clique na segunda coluna da tabela, selecione tipo de fonte verdana, clique em negrito e digite RA:. Aperte a tecla espaço, desabilite a opção negrito. No grupo aluno de um clique duplo no rótulo Numero Registro Secretaria (RA). Verifique se a Variável de Sistema inserida foi a {numRegAlunoSec}.
14. Clique na terceira coluna da tabela, clique em negrito, escolha fonte tamanho 12 e selecione o tipo de fonte verdana. Digite o rótulo Sexo:. Na caixa de diálogo Variáveis Gennera clique duas vezes no rótulo sexo. Verifique se a Variável de Sistema inserida foi a {SexoAluno}. Clique na próxima célula, clique em negrito, escolha fonte tamanho 12. Selecione o tipo de fonte verdana, digite o rótulo CPF:. Na caixa de diálogo Variáveis Gennera clique duas vezes no rótulo CPF.
15. Verifique se a Variável de Sistema inserida foi a {cpfAluno}, clique no botão cancelar para fechar a caixa de diálogo Variáveis Gennera.

  • Vamos inserir uma nova tabela. Assim, clique na linha abaixo da última tabela criada e escolha, na barra de ferramentas do editor GDoc, a opção inserir e editar tabelas. Na caixa de diálogo Formatar Tabela digite:
a. linha: 1
b. coluna: 6
c. borda: 1
d. espaçamento: 0
e. enchimento: 0
f. largura: 100%
g. clique no botão ok

16. Selecione toda a linha da tabela, clique em negrito, escolha fonte verdana com tamanho 12. Clique na primeira coluna da tabela é digite RG:. Clique na segunda coluna digite Órgão Emissor:, clique na terceira coluna digite Data de Expedição do RG:. Clique na quarta coluna digite Título de Eleitor:, clique na quinta coluna digite Zona:, clique na sexta coluna digite Seção:, acesse a opção Variáveis Gennera na barra de ferramentas Gennera e escolha o grupo Aluno.

  • Com base no modelo e no quadro a seguir insira para cada coluna a variável de sistema correspondente:

Modelo:

a. clique após os dois pontos (:) inseridos na coluna <coluna>
b. aperte a tecla de espaco
c. desabilite o negrito
d. na caixa de diálogo da Variável Gennera escolha o grupo/subgrupo <Grupo/Subgrupo>
e. de um clique duplo no rótulo <variável>
f. verifique que a variável inserida tenha sido a <Váriável do Sistema>
Coluna Grupo/Subgrupo VariávelVáriável do Sistema
1 Aluno/RG Número {rgAluno}
2 Aluno/RG Órgão Emissor {rgOEAluno}
3 Aluno/RG Data Emissão {rgDtAluno}
4 Aluno/Título Eleitor Número {numTituloEleitorAluno}
5 Aluno/Título Eleitor Zona {zonaTituloEleitorAluno}
6 Aluno/Título Eleitor Seção {secaoTituloEleitorAluno}

Na Prática:

a. clique após os dois pontos (:) inseridos na coluna 1
b. aperte a tecla de espaco
c. desabilite o negrito
d. na caixa de diálogo da Variável Gennera escolha o grupo/subgrupo Aluno/RG
e. de um clique duplo no rótulo Número
f. verifique que a variável inserida tenha sido a {rgAluno}

Atenção: Clique na opção “salvar documento” da barra de ferramentas do editor Gdoc.

Ferramentas pessoais