Histórico acadêmico - rodapé, GDOC, Dica

De GWiki

Dividimos as orientações sobre cabeçalho do Histórico acadêmico em duas partes. A seguir um exemplo de rodapé.

Veja um exemplo

1. Para montar o rodapé, insira uma nova tabela no documento. Lembre-se deve ser abaixo da última tabela criada. A nova tabela terá:

a. linha: 1
b. coluna: 2
c. largura: 100%
d. borda: 0
e. enchimento: 0
f. espaçamento: 0

2. Na primeira coluna vamos digitar Carga Horária Total do Curso e na segunda coluna Horas/Aula.

Atenção: Horas/Aula não terá nenhuma variável, pois é um rótulo fixo utilizado para complementar a frase da variável Carga Horária Total do curso.

3. Na primeira coluna posicione o cursor após o rótulo Carga Horária Total do Curso:. Clique na barra de espaço uma vez, clique na opção Variáveis Gennera. No grupo Histórico/Ensino Superior clique duas vezes no rótulo CH Total Disciplinas Grade. Insira a Variável de Sistema {chTotalDiscGradeES}. Clique no alinhamento a direita.
4. Clique abaixo da última tabela inserida, escolha a opção Inserir/Editar Tabela da barra de ferramentas do GDoc. Digite para:

a. linha: 1
b. coluna: 1
c. largura da tabela: 100%
d. borda: 1
e. enchimento e espaçamento: 0

5. Vamos criar dentro desta tabela uma nova tabela. Clique dentro da única coluna da tabela criada, clique no botão Inserir/Editar Tabela da barra de ferramentas do GDoc para inserir uma tabela no seguinte formato:

a. linha: 1
b. coluna: 1
c. borda: 0
d. enchimento: 0
e. espaçamento: 0
f. largura: 600 pixels

6. Clique dentro da coluna da tabela criada, acesse a opção Variável Gennera, selecione o grupo Histórico/Ensino Superior. Clique duas vezes no rótulo Lista Observação e insira a Variável de Sistema a ser inserida é a {listObservacaoES}.

  • Vamos criar mais uma tabela em nosso documento. Acesse a opção Inserir/Editar Tabela, para criar uma tabela com a seguinte formatação:
a. linha:1
b. coluna:1
c. largura da tabela: 100%
d. borda: 0
e. enchimento: 0
f. espaçamento:0

7. Clique dentro da coluna da nova tabela, alinhe o texto para a direita, escolha a fonte verdana com tamanho 12 e selecione o grupo Instituição e o subgrupo Endereço. Clique no rótulo Cidade, certifique-se que a variável inserida foi a {cidadeInstituicao}. Digite “-“ e clique no rótulo UF. Certifique-se que a variável inserida foi a {ufInstituicao}, digite vírgula (,), aperte a tecla espaço, escolha o grupo Diversos.
8. Clique duas vezes no rótulo Data Atual Dia. A Variável de Sistema a ser inserida é a {dtDiaAtual}). Aperte a tecla de espaço, digite de, aperte novamente a tecla de espaço. Clique duas vezes no rótulo Data Atual – Mês. A Variável de Sistema a ser inserida é a {dtMesAtual}). Aperte a tecla de espaço, digite de, aperte a tecla de espaço e clique duas vezes no rótulo Data Atual – Ano. A Variável de Sistema a ser inserida é a {dtAnoAtual}).

Atenção: Antes de inserir a tabela a seguir clique três vezes na tecla enter.

  • Clique na linha abaixo da tabela anteriormente formatada. Observe que vamos inserir uma nova tabela. Assim, acesse a opção Inserir/Editar Tabela na barra de ferramentas do GDoc e digite para:
a. linha: 3
b. coluna: 2
c. borda: 0
d. enchimento: 0
e. espaçamento:0
f. largura da tabela: 690 pixels

Atenção: A largura desta tabela será em pixels e não em % como a grande maioria das que criamos até o momento.

9. Clique na primeira linha da primeira coluna da tabela. Precisamos deixar espaço para assinatura, assim insira algumas linhas em branco antes de iniciar os passos a seguir. De que forma inserir linhas em branco? Clique na tecla enter algumas vezes (3 ou 4 vezes, por exemplo). Vamos fazer o tracejado para assinatura. Para fazer o tracejado vamos utilizar o caractere “_” (underline).
10. Digite 24 caracteres underline (_). Na barra de ferramentas do GDoc clique no alinhamento centralizado. Clique na segunda linha da primeira coluna da tabela. Acesse a opção Variáveis Gennera, no grupo Curso selecione o rótulo Secretário–Nome. Certifique-se que a variável inserida foi a {nomeSec}). Clique no alinhamento centralizado, clique na terceira linha e digite Secretário Geral e clique no alinhamento centralizado. Posicione o cursor na segunda coluna da primeira linha da tabela, digite 24 caracteres underline (_). Clique no alinhamento centralizado e clique na segunda linha da segunda coluna da tabela.
11. No Grupo Instituição/Diretor/Acadêmico de um clique duplo no rótulo Nome, certifique-se que a variável inserida foi a {nmDiretorAcad}). Clique no alinhamento centralizado, digite Diretor Geral na terceira linha da segunda coluna. Clique na opção de alinhamento centralizado.

  • Para finalizar , clique na próxima linha abaixo das assinaturas, aperte a tecla enter duas ou três vezes e insira uma nova tabela contendo:
a. linha: 2
b. coluna: 2
c. borda: 0
d. enchimento: 0
e. espaçamento:0
f. largura da tabela: 100%

12. Na primeira linha da primeira coluna digite: “O PRESENTE DOCUMENTO NÃO CONTÉM RASURAS”. Ainda na primeira linha, mas na segunda coluna digite: “Autenticação digital:” e aperte a tecla espaço. Vamos inserir a variável de Autenticação, então:

a. clique na opção Variáveis Gennera;
b. selecione o Grupo Autenticação
c. clique duas vezes na variável Identificador Único
d. a variável que vamos inserir é a {identificadorUnico}.

Relembrando: Ao emitirmos o Histórico Escolar a variável “Identificador único” nos trará um número. Este número servirá para constatar a veracidade do documento institucional no site http://www.gennera.com.br/autenticacao-de-documentos.

13. Clique na primeira coluna da segunda linha da tabela, digite a seguinte frase: “Confirme sua autenticidade acessando o endereço: http://www.gennera.com.br/autenticacao-de-documentos”. Salve o documento.

Ferramentas pessoais