Integração

De GWiki

Integração significa trabalho em parceria ou de forma colaborativa entre duas partes.

Em termos de software, integrações dizem respeito a dois ou mais sistemas que "trocam" ou "transferem" dados entre si.

A transferência de dados entre o sistema educacional da Gennera e outros aplicativos utilizados pelas instituições de ensino ocorre através de APIs (Application Programming Interface) na arquitetura REST (Representational State Transfer).

As APIs fornecidas pela Gennera permitem acesso aos dados contidos no banco de dados da instituição através de programação. Portanto, sua utilização requer conhecimento técnico de desenvolvimento WEB.

Como solicitar

As integrações são comercializadas separadamente, desta forma, caso haja interesse, deverá ser aberto um chamado no GSAG - Serviço de Atendimento Gennera para que sejam analisadas a disponibilidade, a viabilidade de implementação, os prazos e os valores para realização deste serviço.

Caso os serviços solicitados já estejam disponíveis, a Gennera irá liberar o acesso da instituição ao menu de integração do sistema, após aprovação.

Como utilizar

Após a liberação de acesso às APIs pela Gennera, é importante que o administrador do sistema crie um novo usuário (exclusivamente para o desenvolvedor WEB) e conceda as permissões de acesso aos dados da Instituição. Por uma questão de auditoria, não é recomendado que o administrador permita a criação de TOKEN para usuários que utilizam o sistema no dia a dia da instituição, ou seja, o novo usuário deverá ter acesso apenas às APIs do sistema.

De posse de seu login e senha, este usuário deverá acessar o sistema educacional da Gennera (Menu:Utilitário\ Integração\ Webservice-Acesso por Usuário ou Segurança\ Restrições avançadas\ WebService-Acesso Por Usuário) e gerar o TOKEN de acesso.

O usuário deverá seguir as orientações de uso encontradas na documentação técnica das APIs disponível em https://api.gennera.com.br/.

Esta documentação contém descrições sobre:

  • os serviços disponíveis;
  • as formas de acesso;
  • as entidades relacionadas;
  • exemplos de utilização.
 Atenção: Os serviços listados em http://geduc.gennera.com.br/mdl/API_Gennera_versao_2.0_30_09_2015.pdf foram alterados. Estes serviços ficarão disponíveis até dezembro/2015 e deverão ser substituídos pelos novos serviços.

Responsabilidade e segurança

O TOKEN, gerado pelo usuário terá o nível de permissão de acesso conforme autorizado pelo administrador do sistema no momento da criação deste usuário. Ou seja, todos os dados que o respectivo usuário (desenvolvedor WEB) estiver autorizado a acessar no sistema, estarão visíveis aos serviços das APIs que utilizarem o TOKEN.

Portanto, os administradores do sistema, assim como os demais que cuidam do acesso dos usuários ao sistema da Gennera, deverão tomar todos os cuidados necessários com a criação e permissão de acesso de usuários que poderão gerar os TOKENS. Bem como os usuários/desenvolvedores WEB deverão ser responsáveis pelo seu TOKEN assim como o são com suas SENHAS.

Observação:
A auditoria de acesso ao banco de dados da Gennera poderá ser prejudicada caso os administradores permitam que um usuário do sistema também 
seja um usuário dos serviços de APIs. Um usuário padrão do sistema não deve ter acesso aos serviços de API da Gennera e vice-versa.
Ferramentas pessoais