Nota e falta, Digitação

De GWiki

Notas e faltas é a tela que permite digitação de notas parciais e faltas.

Tabela de conteúdo

Funcionamento da tela

  • Menu de acesso:
Acadêmico\ Notas/Frequência\ Notas e faltas
ou Acadêmico\ Notas/Frequência\ Notas e Faltas
ou Acadêmico\ Avaliações e frequência\ Notas e faltas
  • A digitação poderá ser feita por:

Liberação de acesso

  • Digitar Nota e Falta
  • Digitação de Nota - Geral - Nota

Dica

1. Caso no campo "Tipo de Nota:" não esteja sendo exibido nenhum tipo de nota para uma disciplina e na tela Parâmetros de Notas a mesma também não esteja sendo exibida, basta acessar a tela Fórmula da Disciplina e na fórmula da disciplina alterar da fórmula atual para "Nenhuma", em seguida salvar, alterar novamente para a fórmula original e salvar lembrando-se de realizar este procedimento para todos os períodos.

2. Sempre que houver um caso de digitação de notas em que seja apresentada a mensagem "Nenhum Registro Encontrado" verifique via consulta genérica, aba disciplina, para um aluno qualquer com situação ativo, se o aluno está matriculado na disciplina em questão, pois caso não esteja, significa que após a matrícula do aluno esta disciplina foi inserida na montagem da série. Caso se confirme o fato do aluno não estar matriculado na disciplina, basta acessar a tela Atualiza Ano Escolar e realizar a atualização para a série em que o aluno estiver matriculado.

3. Se houver encerramento de período, os tipos de notas aparecerão bloqueados para edição, assim, para digitar os resultados dos alunos, é necessário reabrir o período na tela de Encerramento Letivo.

4. A digitação das faltas por turma deve ser efetuada por meio da tela Dig. Faltas - Turma. Por meio desta tela somente é possível digitar as faltas se o aluno for informado como filtro na tela inicial (digitação por aluno).

5. Caso após preenchidos dos dados da série, turma, disciplina para lançamento de notas aparecer a seguinte mensagem 'Nenhum registro encontrado. Favor verifique os Parâmetros Informados.' verifique se foi criado o cadastro na tela Parâmetro Anual da instituição, isso porque no final desta tela constam informações acadêmicas como 'Digitação de Notas' tornando-se um registro obrigatório para o lançamento de notas.

6. Em alguns casos, a coluna de faltas está protegida, impedindo a digitação pelo usuário. Quando ocorrer, verificar se:

  • o período está encerrado (Relatório de Encerramento) ou através da tela Encerramento letivo
  • o semestre está encerrado (Relatório de Encerramento)
  • o ano letivo está encerrado (Relatório de Encerramento)
  • está parametrizado sub-períodos (Montagem da Série)

7. O sistema não arredonda tipos de notas, mas sim as Médias, de acordo com as regras feitas pela instituição, através da tela Regra Arredondamento.

8. Caso o aluno esteja cursando equivalência, suas notas serão digitadas e calculadas no curso e série escolhida para a dependência.

Ligação externa

Ferramentas pessoais