Apostila, Correção de prova

De GWiki

Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Correção de prova
Nesta página você encontra informações sobre a utilização do Portal acadêmico e financeiro da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Tabela de conteúdo

Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Este módulo irá orientar aos usuários quanto aos procedimentos para configurar uma prova acadêmica ou simulado. Dessa forma, seguiremos por cada uma das telas necessárias, informando os procedimentos desde o cadastro básico da prova, os vínculos necessários com as séries até a divulgação dos resultados.

Parâmetros

Para iniciar a montagem de uma prova, primeiramente deve ser definidas as regras que serão aplicadas como quantidade e relação das perguntas, tipos de resposta que serão aplicadas a cada uma (múltipla escolha, simples escolha, discursiva), etc. Após a definição das regras da prova, começamos a cadastrá-la registrando as tabelas básicas.

Prova

Na tela Cadastro de prova deverá ser indicado um nome para a prova que será aplicada. Por exemplo: Simulado ENEM.

Etapa

Provas podem conter uma ou mais etapas. Com frequência, essas etapas correspondem a dias ou agrupamentos de disciplinas. Na tela Cadastro de etapa registramos as etapas da prova, por exemplo: Objetiva. Caso a etapa seja única, este registro não é necessário.

Tipo de gabarito

Na tela Cadastro de tipo de gabarito deverá ser cadastrado os tipos de gabarito, ou seja, um nome para cada gabarito que a prova possuir. Por exemplo: Gabarito A-Objetiva, Gabarito B-Exatas. Caso seja gabarito único, este registro não é necessário.

Área de conhecimento

Na tela Cadastro da área de conhecimento deverá ser cadastrada a área especifica e suas disciplinas correspondentes. Por exemplo: Exatas - Matemática, Química, Física.

Opção de vestibular

Na tela Cadastro de opção de vestibular deverão ser cadastrados os cursos (opções de vestibular) e vinculados à área específica (carreira) a qual pertence. Exemplo: Ciências da Computação - Exatas.

Instituição acadêmica

Na tela Cadastro de instituição acadêmica deverá ser cadastrado o nome e informações complementares da instituição acadêmica. Este cadastro só será necessário para casos de simulados para vestibulares em Faculdades, onde devemos cadastrar as instituições que realizam o vestibular. Isso vale também para qualquer outra Instituição, como concursos para OAB, etc.

Configuração da prova

A tela Configuração de prova é fundamental para o bom funcionamento deste módulo no sistema, uma vez que serve para configurar a prova. Antes de iniciar esta atividade, o usuário precisa conhecer todas as regras da prova que será configurada, como etapas, gabaritos, questões, disciplinas, etc.

Uma mesma prova poderá ser reaproveitada de um ano para o outro, por isso existe o ano em que ela será aplicada.

Esta tela é dividida em sete pastas que abrangem todas as informações relacionadas à prova/ simulado.

São elas:

  • Prova
  • Etapa
  • Disponível para
  • Disciplina
  • Fórmula etapa
  • Aprovação etapa
  • Aprovação

Prova

Na pasta "Prova" serão solicitadas algumas informações sobre a prova e regras que deverão ser aplicadas. Indique o nome da prova (conforme cadastrado na tabela básica) e o ano em que irá ocorrer.

A inscrição da prova poderá ocorrer pelo módulo de gestão ou pelo módulo do aluno, sendo que:

  • Se a inscrição for pelo Portal do aluno (Inscrição OnLine), será necessário selecionar no campo "Inscrição OnLine" a opção "Sim" e definir o período de inscrição (data inicial e data final). A inscrição só se fará no momento em que o aluno acessar o portal aluno e a opção para confirmar a inscrição;
  • Para facilitar o processo de inscrição existe a inscrição automática, ou seja, nesta tela da configuração existe uma pasta chamada “Disponível Para”. Ao salvar a configuração da prova, automaticamente será feita a inscrição para todos os alunos cuja matrícula esteja ativa, nos cursos para quais a prova está disponível. Para isto basta selecionar no campo "Inscrição OnLine" a opção "Não".
  • Para simulados de um curso de vestibular em que a inscrição é automática (não é on-line), a Opção de Vestibular assumida será a que consta pré-definida no cadastro do aluno.
Lembretes:
  • Após configuração e inscrição dos alunos de forma automática, não é mais possível alterar para OnLine. Caso necessário, será preciso configurar uma nova prova.
  • Existe mais uma forma de inscrição, porém será utilizada apenas caso haja novas matrículas nos cursos após a configuração da prova, necessitando da inscrição destes alunos. Esta inscrição será através da tela Inscrição.







A prova poderá ser Acadêmica, Simulado ou Ambos, sendo que:

  • Acadêmicas: As provas serão acadêmicas quando irá utilizar a nota para compor o boletim do aluno, o que implica na necessidade de informar o Período e o Tipo de Nota. Estas informações serão utilizadas na transferência da nota da prova para o boletim do aluno;
Lembrete:

Após a configuração da prova e inscrição dos alunos, os campos Período e Tipo de Nota não poderão ser alterados. Caso necessário, será preciso configurar uma nova prova.





  • Simulado: Os simulados poderão conter configurações específicas, que são:
  • É possível permitir que o aluno escolha uma segunda opção de vestibular e/ou uma segunda opção de língua estrangeira (caso a inscrição seja pelo módulo aluno);
  • É possível permitir que um aluno matriculado em uma língua estrangeira, por exemplo Inglês, possa fazer a prova em outra, por exemplo Espanhol. Isso para que o aluno possa avaliar o que será melhor para ele no vestibular, por exemplo. Mesmo o aluno fazendo a prova em outra língua estrangeira, a nota será utilizada na língua estrangeira da matrícula, se assim for configurado.
  • É possível indicar para qual instituição acadêmica o simulado está sendo aplicado, por exemplo, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

O usuário deve ter conhecimento de como irá aplicar a prova, a leitora que será utilizada, e como será configurado o gabarito. Se for aplicado somente um tipo de prova, a opção "Único" deve ser utilizada no campo "Gabarito". Caso haja diferentes tipos de prova/gabarito, a opção "Vários" deverá ser marcada, caso contrário, o usuário não conseguirá configurar mais de um tipo de gabarito.

Para provas que possuem mais de uma Etapa, permite controle de aprovação entre etapas da prova, ou seja, um aluno só fará a prova Discursiva, por exemplo, caso seja aprovado na Objetiva.

Dica:

Normalmente, depois de aplicada a prova e todas as estatísticas e operações forem realizadas, dificilmente se precisará visualizá-la novamente. Neste caso, para evitar que em muitas telas apareça esta prova, é possível torná-la indisponível selecionando no campo "Situação" a opção "Não disponível". É claro que quando, por algum motivo, se necessitar informações/relatórios, é permitido torná-la disponível novamente.







Etapa

Caso houver mais de uma etapa na prova, a pasta "Etapa" deve ser acessada para o registro das mesmas. Caso contrário, não se faz necessário, pois será assumido que a prova possui etapa única.

Caso houver controle de aprovação entre etapas, é preciso informar qual etapa depende de qual. Nesta pasta poderão ser registradas as datas de realização da prova e data de divulgação dos Gabaritos.

Disponível para

Na pasta "Disponível para" deverá ser indicado para qual(ais) série(s) a prova será aplicada. Ao salvar, caso a inscrição não seja via Portal do Aluno (campo Inscrição On-line com a opção Sim na pasta Prova), automaticamente todos os alunos serão inscritos.

Disciplina

Na pasta "Disciplina", as disciplinas da prova serão definidas por etapa, sendo que, por padrão, se não for informada nenhuma etapa será assumido que a prova possui etapa única.

Só será possível definir disciplinas que façam parte do(s) curso(s) para o qual a prova está disponível. Por exemplo: se a prova será aplicada para o 3° Ano, que é composto das disciplinas Matemática, Física e Química, só será possível criar uma prova para esta série com as disciplinas que compreendam Matemática, Física e Química.

Fórmula etapa

Na pasta "Fórmula etapa" é possível simular a aprovação do aluno em alguma Instituição, sendo permitido definir fórmulas de cálculo distintas para cada etapa.

Como muitas faculdades possuem regras e fórmulas distintas para se chegar ao resultado final, é possível definir a fórmula para cálculo da nota final da prova por instituição acadêmica. Por exemplo: Para a instituição UFSC, a nota final da etapa A será a somatória dos pontos de todas as disciplinas, dividido pelo número de disciplinas.

Aprovação etapa

A pasta "Aprovação etapa" só deve ser usada se for necessário que o sistema controle aprovação entre etapas, caso contrário não precisa configurar.

É nesta pasta que se definem os critérios de aprovação da prova por área específica/opção de vestibular/instituição acadêmica. Por exemplo: Para aprovação na Prova X, para a área específica de Exatas, Engenharia da Computação, instituição acadêmica USP, é necessário que se obtenha 75 pontos.

Aprovação

Como o nível dos candidatos muda em cada curso, a pontuação para aprovação também muda. Para isso, a pasta "Aprovação" permite que seja configurada a pontuação final de aprovação para cada curso (opção de vestibular).

Só precisa ser utilizado caso se deseje simular a aprovação do aluno em alguma instituição.

Configuração do gabarito

Após a configuração da prova é necessário realizar a montagem do gabarito, através da tela Gabarito. O gabarito de uma prova tem que corresponder a uma etapa de realização e conter as respostas das questões.

Esta tela é dividida em duas pastas, são elas:

  • Prova
  • Questões

Prova

Caso a prova possua etapa única e apenas um tipo de gabarito, é preciso informar na pasta "Prova" apenas a prova e o ano que se deseja cadastrar o gabarito. Caso contrário, informe a etapa e o gabarito que será configurado.

Questões

Na pasta "Questões", a configuração do gabarito deverá ser por etapa. Serão listadas as questões de cada disciplina, definida na configuração da prova.

Existem diferentes tipos de cálculo de nota, a serem aplicados à questão, que deverão serão utilizadas de acordo com a necessidade. Veja a descrição dos Tipos de questões existentes.

Antes de calcular as médias, o sistema atribui ZERO como resultado da questão aos alunos que estavam inscritos na prova e não possuem respostas.

Gerando gabarito

A função Gera gabarito objetiva facilitar a geração de gabaritos das provas. Identificado um padrão de questão, esse pode ser gerado para todas as questões. A função permite somente a inserção do gabarito. Posteriormente, detalhes específicos de algumas questões podem ser modificados individualmente por intermédio da função Configura gabarito.

Replicação de gabarito

A função Replica gabarito permite realizar a replicação (cópia) de gabaritos de uma prova para outra. Os dados de Prova, Ano, Disciplina e Etapa do gabarito de origem podem ser distintos dos gabaritos de destino.

Inscrição dos alunos

A tela Inscrição permite a inscrição geral ou individual de aluno de um curso/série em uma prova.

Através dela é possível inscrever alunos que foram matriculados após a configuração da prova, tanto para Inscrição Automática como On-line.

O aluno tem que estar matriculado em algum curso da instituição, seja curso regular ou específico, para realização de provas.

Incluindo os resultados dos alunos

Existem duas formas de inclusão dos resultados das provas, sejam elas Acadêmicas ou Simulados, que são: Digitação Manual e Importação Automática.

Digitação manual

A tela Digitação do resultado permite a digitação dos resultados dos alunos inscritos nas provas. Este processo é uma alternativa à importação dos resultados e uma possibilidade para que o usuário corrija informações incorretas do processo de importação.

As respostas do gabarito podem ser importadas a partir de um cartão. Preenchido o cartão, o arquivo gerado pela leitora deve ser importado por intermédio da função Importação do resultado.

Importação automática de resultado

A tela Importação do resultado permite ao usuário importar o arquivo com as respostas geradas pela leitora para o sistema.

A leitora deve ser pré-definida através da tela Parâmetro institucional, campo "Leitora Prova".

Lembrete:

A importação é um processo que apenas substitui a digitação manual. O sistema não faz a correção das provas de forma automática. A correção é executada por intermédio da função Correção de Prova. Nos casos de reimportação do arquivo, as respostas serão sobrepostas, porém o resultado da prova somente será alterado se a função ‘ Correção de Prova’ for executada.







Cálculo da prova

A função Correção de prova é o processo por intermédio do qual as respostas serão confrontadas com o gabarito, para cálculo das médias da prova e disciplina.

Sempre que ocorrer importação de respostas de alunos ou alteração de gabarito deverá ser executada.

Transferência de notas para o boletim

A tela Transferência para o boletim permite a transferência de notas das provas para os boletins dos alunos. As notas das provas podem representar a média ou pontos adicionais à média da disciplina do boletim, ou uma nota parcial.

Relatórios

Os relatórios do módulo ‘Correção de Provas’ podem ser usados para conferência de informações básicas das provas e, principalmente, para mostrar o desempenho e resultado dos alunos. Os modelos estão disponíveis através do caminho Acadêmico / Correção de Prova / Relatório, sendo:

Operacional

O Relatório operacional contém informações básicas das provas, como: lista de presença, etiquetas de provas, conferência de gabarito.

Resultado

Os Relatórios de resultado mostram o desempenho e os resultados alcançados pelos alunos nas provas, como: classificação geral, grade de resultados, boletim, resultado por etapa.

Ferramentas pessoais