Portal acadêmico e financeiro

De GWiki

Portal acadêmico e financeiro é o sistema que administra as atividades acadêmicas e financeiras da Instituição de ensino, facilitando a forma como a instituição registra e acessa suas informações.

Principais Módulos:
Estrutura organizacional:
Possibilita que a estrutura organizacional seja constituída em 3 níveis, permitindo que usuários tenham privilégios por instituições.
Regimento Escolar:
Trabalha com qualquer nível de ensino e tipos de curso que tenham estrutura Curso/Nível/Turma. Ou seja, níveis e modalidades de: ensino infantil, fundamental, médio, EJA, centro de línguas, ensino superior (Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, EAD), ensino técnico, etc.
Organização Curricular:
Permite que esta estrutura seja diferente para cada Instituição de ensino. Uma IES pode oferecer determinados cursos que outra não oferece.
Para instituições de ensino superior:
  • Cada curso pode possuir grades diferentes e com equivalências entre si. Trabalha com mais de uma grade ativa.
  • Controle de todos os tipos de disciplinas (Obrigatória, Optativa, Extra Curricular, Eletiva, Estágio, TCC, etc.).
  • Controle de equivalências, Pré-Requisito e Co-Requisito.
Registro de Matrícula:
Permite matrículas seriadas ou por disciplina, onde documentos podem ser emitidos no ato do registro ou em lote, tais como: contrato, boleto, requerimento, ficha de inscrição, etc. Permite a rematrícula do aluno pelo Portal do aluno.
Formas de Avaliação:
Atende avaliações por notas, conceitos, menção e conselho de classe e também atende a avaliações por conteúdo. Fórmulas são definidas pela própria instituição.
Atividades complementares e Atividades Práticas Supervisionadas:
Permite o registro do plano de aula previsto e o ministrado. Também permite o registro das APS (Atividades Práticas Supervisionadas). Para cada conteúdo registrado permite-se a inclusão de documentos (Word, Excel, PPT, Vídeos, etc.) como anexos para que os alunos possam fazer download.
Relatórios Oficiais:
Os relatórios oficiais são personalizados pelo próprio cliente através da ferramenta chamada GDOC, que permite a criação de qualquer documento que contenha informações do aluno, tais como: Declarações, Histórico Escolar, Extrato de Notas, Contrato, etc.
Além da possibilidade do cliente desenvolver seus próprios relatórios, são oferecidos, dentre outros, os seguintes relatórios:
a) Extrato de Notas
b) Ata de Resultado Final
c) Censo Escolar
d) Ficha de Matrícula
e) Alunos concludentes
Protocolo:
Possibilita que sejam protocoladas as solicitações dos alunos, professores, etc., referentes a assuntos tais como, 2a via de histórico, transferência, trancamento de matrícula, etc.
A instituição pode configurar para que cada assunto seja encaminhado ao departamento/setor específico para que eles possam analisar, deferindo ou não cada solicitação.
Alunos e Professores podem fazer a solicitação e o acompanhamento pelos seus portais.
FIES e PROUNI:
Possibilita o controle do FIES (Financiamento Estudantil) fazendo toda a gestão financeira dos contratos dos alunos.
Além disso, controla as Bolsas PROUNI, permitindo o lançamento dos pareceres da IES para os alunos para envio ao MEC.
Controle Financeiro:
  1. Permite controle de quaisquer eventos financeiros (taxas), seja para cobrança mensal ou esporádica (caixa da instituição).
  2. É possível o controle de cobrança via documento bancário, boleto interno, cartão de crédito, cheque pré-datado, débito em conta, dinheiro, outros.
  3. Emite boletos bancários ou gera arquivos eletrônicos para os bancos e efetua a baixa através do arquivo enviado pelo banco, fazendo consistências de valores.
  4. Controle de cheques pré-datados possibilitando todo o acompanhamento como depósito, devolução, protestos, substituição, renegociação, etc.
  5. Permite renegociações com cálculo de juro automático.
  6. Permite a inclusão de aditivos contratuais.
  7. Amplo controle de recebimento via Caixa da instituição, possibilitando tanto recebimentos de eventos financeiros (taxas), quanto recebimentos diversos (apostilas, livros, mochila, etc.) bem como pagamento de contas.
  8. Possibilita o controle da movimentação em conta corrente de todos os recebimentos e pagamentos feitos via sistema, e ainda permite que sejam feitos outros lançamentos para que seja possível fazer conciliação bancária.
  9. Contas a Pagar e Contas a Receber.
  10. Fluxo de Caixa
  11. Possibilita que sejam registrados todos os contatos de Cobrança com os credores (Pais, Alunos).
  12. Permite o bloqueio de matrícula para alunos inadimplentes.
  13. Diversos relatórios gerenciais como relação de inadimplentes, cartas de cobrança (possibilidade do envio por e-mail), previsão e arrecadação, faturamento bancário, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, extrato de caixa, extrato financeiro do aluno, extrato bancário, etc.
Estrutura Física:
Possibilita o registro da estrutura física da instituição com classificação da situação estrutural e descrição do seu estado físico, bem como sua capacidade.
Integração MEC/INEP:
Possibilita a geração das informações para o Censo da Educação Superior realizada pelo MEC/INEP.
Grafico-gestao educacional.png
Outras funcionalidades:
Pesquisa de Opinião:
Permite a criação de qualquer pesquisa. As questões podem ser do tipo múltipla escolha ou simples resposta. Esta pesquisa pode ser feita para aluno, professor e funcionários da instituição e pode ser impressa ou disponibilizada na Internet pelos módulos do aluno e professor. Caso exista uma pesquisa publicada e ainda não respondida, ao entrar no sistema, o usuário é direcionado para a tela onde poderá responder as questões definidas.
Correção de Provas:
Também conhecido por simulado, possibilita a correção de provas através de gabarito e cartão resposta. O sistema também importa arquivos gerados por leitora óptica. O módulo fornece várias estatísticas por questão, prova, aluno, turma, disciplina, etc.
Digitação de notas via Excel:
Quando a digitação de notas é feita pelo próprio professor, se a instituição não quiser usar a Internet (módulo do professor), ou se desejar disponibilizar outra opção ao professor, o sistema pode gerar uma planilha Excel com as turmas e alunos para que ele possa digitar as notas. O sostema importa estas notas fazendo o cálculo da média.
Frequência Automatizada:
Através de coletores/leitoras ópticas das carteirinhas dos alunos, o sistema calcula a quantidade de falta.
Caixa:
Recebimentos e pagamentos na própria instituição através do caixa.
Ocorrências:
Registro de qualquer tipo de ocorrência de alunos. Normalmente utilizado para registro da vida escolar, tendo assim informações para o acompanhamento do aluno e atendimento aos pais/responsáveis.
Segurança:
O módulo de segurança permite a criação de usuários e grupos.
  • Os privilégios de acesso a cada tela podem ser dados a um usuário específico ou a um grupo de usuários.
  • Os menus do sistema são dinâmicos, apresentando a cada usuário somente as operações que ele tem privilégio.
Auditoria:
Todas as operações relativas a acesso ao sistema, e modificações (Inclusão, Exclusão, Alteração) financeiras ou acadêmicas são registradas em arquivos do tipo “log”. Todos os registros possuem a identificação do usuário, data e hora, o que foi alterado, indicando inclusive o IP da máquina que fez tal operação.
Internacionalização:
Cada usuário pode escolher a língua que deseja trabalhar, todas as telas do sistema serão convertidas (labels, menu, títulos, etc.), exceto as informações registradas.
Ferramentas pessoais