GDOC

De GWiki

Bem-vindo à GWiki da Gennera | GDOC
Nesta página você encontra informações sobre a utilização do sistema para GDOC da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Tabela de conteúdo

Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

GDoc.png
GDoc (Gennera Documentos) é um sistema que permite a criação, armazenamento e edição de documentos dinâmicos. Este sistema possui uma interface web especial que aceita a utilização das informações acadêmicas e financeiras registradas no banco de dados da Gennera.

Características gerais

Esta ferramenta possibilita à Instituição de Ensino criar e atualizar diversos tipos de documentos, como Contratos e seus Aditivos, Declarações, Boletins, etc. Com isto, o usuário tem maior independência para emissão de documentos, sem haver necessidade de solicitar à Gennera novos desenvolvimentos ou mesmo alteração nos modelos de relatórios já existentes. Ou seja, para os documentos criados no GDoc, o próprio usuário poderá:

  • Incluir e alterar textos
  • Incluir e alterar tabelas
  • Incluir gráficos
  • Incluir variáveis (tags)
  • Gerar o relatório configurado em PDF ou HTML

Funcionamento

O GDoc é acessado no menu GDoc\ Editor. Ao ser acessado, será aberta uma nova tela, conforme ilustra a imagem abaixo:

AbrirNovo.JPG

Nela, o usuário deverá selecionar uma das opções disponíveis:

  • Abrir documento
  • Criar documento
  • Criar documento usando um template

Barra de ferramentas

A janela de edição do GDoc prevê funcionalidades básicas para a edição de documentos, como:

GDOC-Salvar.JPG= Salvar alterações
GDOC-PermissaoAcesso.JPG= Permissão de acesso
GDOC-Excluir.JPG= Excluir
GDOC-ConfigurarDocumento.JPG= Configurar documento
GDOC-Novo.JPG=Botão documentos
GDOC-Esconder.JPG=Esconder
GDOC-Formatacao.JPG= Formatação
GDOC-Alinhamento.JPG= Alinhamento
GDOC-Fonte.JPG= Fonte do texto
GDOC-Cor.JPG= Cor
GDOC-Refazer.JPG= Desfazer e Refazer digitação
GDOC-Copiar2.JPG= Copiar e colar texto
GDOC-Localizar.JPG= Localizar
GDOC-Variaveis.JPG=Botão variáveis
GDOC-Imagens.JPG=Botão imagens
GDOC-Tabela.JPG= Tabelas
GDOC-Caracter.JPG= Inserir caracter especial
GDOC-Quebra.JPG= Quebra de página
GDOC-Rodape.JPG= Cabeçalho e rodapé
GDOC-CodigoFonte.JPG= Código fonte


Liberação de acesso

Para que usuários do tipo 'Não Master' tenham acesso as telas do GDoc para cadastro (Utilitário\GDoc), emissão de relatório (Relatório\ GDoc) ou envio de e-mail (Gerencial\ Envio de e-mail GDoc), é necessário liberar as aplicações listadas a seguir nas telas grupo de usuário por aplicação ou usuário por aplicação:

  • Editar Documentos - Gdoc
  • Emitir Relatórios do Gdoc
  • GDoc - Gerador de Documentos
  • Envio de E-mail GDoc

Como criar um documento

A criação de um novo documento é feita através da tela inicial de acesso ao GDoc ou a qualquer momento, ao se clicar em Criar documento localizado na barra de ferramentas.

Na tela apresentada, informe o tipo de documento que deseja criar e clique no botão criar. Feito isto, será liberado o editor de texto que permitirá a elaboração do documento.

  • Digite as informações necessárias ou copie de outro documento na área do editor.
  • O GDoc não aceita algumas formatações e tabelas de outros editores. Para aproveitar o texto já digitado em outros editores, efetuar os seguintes procedimentos:
1. Copiar o conteúdo (texto) do relatório/modelo atual;
2. Colar o conteúdo no aplicatico 'Bloco de Notas' para limpar toda a formatação vinda do editor utilizado (Exemplo: Word);
3. Copiar o texto constante no aplicativo 'Bloco de Notas' e colar no NOVO documento aberto;
4. Efetue as devidas configurações/formatações no modelo (diretamente no GDoc);
5. As tabelas devem ser criadas dentro do GDOC.
  • Clique em salvar para que o documento seja disponibilizado para acesso no sistema. Neste momento, será solicitado o nome do documento.
  • O documento deve ser vinculado a, pelo menos, uma instituição através da permissão de acesso na barra de ferramentas. Na tela de emissão do relatório serão apresentados somente os modelos vinculados à instituição selecionada.

Boletim

A criação de boletins no GDOC, assim como qualquer outro documento, permite inclusão de cabeçalho, grade de notas e campos para observações. Estão disponíveis variáveis relacionadas à disciplinas, ao período avaliativo, estrutura de notas e etc. Listamos algumas dicas relacionadas aos boletins.

Histórico

Os históricos geralmente estão estruturados em: cabeçalho, corpo do documento e rodapé. Acompanhe o passo a passo para criar históricos de:

  1. Instituições de Ensino Regular
  2. Instituições de Ensino Superior

Como acessar documentos já criados

O acesso aos documentos do GDoc é feito pela tela inicial de acesso ao GDoc ou a qualquer momento, ao se clicar em Abrir documento localizado na barra de ferramentas.

Na janela apresentada estarão relacionados todos os documentos existentes agrupados por tipo de documento e listados em ordem alfabética.

  • Clique no tipo de documento desejado para que sejam apresentados os documentos existentes.
  • Clique no nome do documento para que ele seja aberto no editor.
  • Edite o documento conforme necessidade e clique em salvar.
  • Cancelar: interrompe a ação solicitada, retornando para o documento que está aberto, sem salvá-lo
  • Continuar: continua com a ação solicitada, sem salvar o documento. Qualquer alteração que tenha sido feita será perdida
  • Salvar: salva o documento atual e continua com a ação solicitada

Como emitir um documento

Os relatórios customizados no GDoc deverão ser emitidos pelo menu Relatório\GDoc. A emissão poderá ser feita por série, com a opção de emissão por turma e aluno. Basta informar o tipo de documento, o modelo previamente criado e clicar no botão pesquisar.

Vínculo dos documentos com a série/curso: Os documentos também poderão ser vinculados à série na tela Parâmetros da série, com exceção do histórico que é vinculado ao curso pela tela Competência, sendo que:

Atenção: O vínculo do aditivo contratual é feito de forma indireta, por meio do contrato. Assim, vinculando o contrato à série, o aditivo contratual também estará vinculado às séries.
  • Boletins customizados no GDoc poderão ser emitidos pela tela Consulta genérica ou Relatório\GDoc. A tela Relatório boletim não possibilitará a emissão deste documento. Ao tentar emitir, o usuário receberá uma mensagem de que o documento não pode ser solicitado neste local e será apresentado um link para a tela Relatório\GDoc.
  • Diário de classe customizados no GDoc somente poderão ser emitidos se o aluno tiver matrícula para o ano exercício em que o relatório está sendo emitido, sendo que para que o aluno seja exibido, a data de matrícula deve ser antes ou durante o período das aulas.

Autenticação de documentos

Relatórios customizados no GDoc poderão ser validados através de um código de autenticação, possibilitando a verificação da veracidade do documento. Veja como funciona:

  • No GDOC existem variáveis do grupo Autenticação, onde:
  • Variável Identificador único: quando inserida no documento, apresenta na emissão um número que irá identificá-lo para pesquisa de autenticidade. Esta autenticação simples possibilita que o usuário efetue a validação do documento com base na data e hora de geração, no tipo de documento, na instituição e nos dados de identificação do aluno.
  • Variável Identificador único com Reimpressão: quando inserida no documento, apresenta na emissão um número que irá identificá-lo para pesquisa de autenticidade. Esta autenticação com reimpressão possibilita, além da validação feita na autenticação simples, a reimpressão do documento no seu estado original. Caso outro documento com as mesmas características tenha sido emitido, este passará a ser o documento válido e o anterior não poderá mais ser reimpresso.

Formas de acesso a autenticação de documentos

Em posse do código de autenticação, o aluno, responsável, funcionário da instituição de ensino, ou qualquer pessoa que necessite, poderá pesquisar a autenticidade do documento através do site da Gennera - Serviço "Autenticação de Documentos" (http://www.gennera.com.br).

  • A instituição também poderá disponibilizar em seu site institucional, um local para a autenticação de documentos.
  • Clique aqui e baixe um arquivo ".rar" com um modelo básico das necessidades a serem desenvolvidas. O exemplo inclui 2 arquivos HTML e 1 arquivo CSS com uma implementação funcional que poderá ser utilizada pelo desenvolvedor do site para facilitar o entendimento.
Todo desenvolvimento necessário para a autenticação de documentos no site da instituição é de responsabilidade do próprio cliente. Esta documentação visa apenas auxiliá-lo neste processo.

Compatibilidade com navegador

  • O GDoc é compatível com os seguintes navegadores:
    • Internet Explorer - versão 7 ou superior.
    • Firefox - versão 3 ou superior.
    • Google Chrome.

Dica

A seguir, são relacionadas dicas sobre formação de documentos:

  • Variável não apresenta o dado: quando o texto for apresentado com o nome da variável, verifique se todos os caracteres da variável possuem o mesmo formato (tamanho, tipo, cor, etc). Quando mudar cor, letra, etc., o nome inteiro dela, inclusive as chaves, devem ser marcados para que a alteração abranja tudo.
  • Espaçamento entre linhas: Para que a linha de texto tenha comportamento de parágrafo, clique "Enter". Para que haja espaçamento entre as linhas, clique "Shift + Enter".
  • Documento desconfigurado: Caso um documento criado no GDoc seja emitido desconfigurado, certifique-se de que a tabela existente é simples (sem linhas duplas), limpe todas as formatações conforme orientado no item Como criar um documento e realize novamente a emissão.
  • Tamanho da fonte (GDoc e Word): O tamanho da fonte do GDoc, por ser em codificação HTML é medido em pixels (px), enquanto o tamanho da fonte do Word é medida em pontos (pt). Para exemplificar melhor a diferença entre ambas, abaixo segue um comparativo entre as medidas:


Pontos Pixels Pontos Pixels
6 8 12 16
7 9 13 17
7,5 10 13,5 18
8 11 14 19
9 12 14,5 20
10 13 15 21
10,5 14 ... ...
11 15 ... ...


  • Gráfico:
  • Gráfico Comparativo de Períodos: caso deseje incluir um gráfico de desempenho do aluno no boletim, é necessário utilizar a variável que exibe a média do período após a recuperação "listMediaP1" ao invés da "listMediaAntRecP1". Se sua instituição possui recuperação por período, pode utilizar normalmente as variáveis, "listMediaAntRecP1" para o momento anterior à recuperação do período e "listMediaP1" para somente após o cálculo da recuperação do período.
  • Gráfico Comparativo Aluno / Turma faz uso das variáveis de lista de médias no período e lista de nome das disciplinas, esperando que estas variáveis tenham pelo menos um valor válido. Se no modelo sejam inseridas as variáveis de todos os períodos, a exemplo P1, P2, P3, P4, e apenas uma possuir valor, o gráfico será gerado em branco, em função das demais variáveis nulas. Neste caso então é necessário remover do modelo as variáveis de média ainda não cadastradas.
  • Ao criar documentos do tipo Mural, você pode inserir um link. Para isto, usando a linguagem HTML, copie o texto abaixo no seu documento, editando a parte em vermelho conforme a necessidade:
<a onclick="window.open('www.gennera.com.br', 'Pagina', 'STATUS=NO, TOOLBAR=NO, LOCATION=NO, DIRECTORIES=NO, RESISABLE=NO, 
 SCROLLBARS=YES, TOP=10, LEFT=10, WIDTH=770, HEIGHT=400');"href="#">Clique para abrir efetuar a Rematrícula</a> </span></strong></span>

Tabelas

  • Acesse a tela Tabelas no GDOC para orientação sobre a criação e formatação de tabelas.

Vídeo tutorial

Listamos a seguir os tutoriais disponíveis para a utilização da ferramenta.

Introdução

Boletim

A seguir, um passo a passo de como montar um Boletim. Para tal, organizados em 4 vídeos tutoriais:

Histórico Escolar

A seguir, um passo a passo de como montar um Histórico acadêmico - Ensino superior no Editor GDOC, organizados em 6 vídeos tutoriais:

Requerimento

A seguir, um passo a passo de como montar um Requerimento no Editor GDOC, organizados em 6 vídeos tutoriais:

Ferramentas pessoais