Histórico escolar, GDoc, Dica

De GWiki

Listamos a seguir algumas dicas para a criação de modelos de histórico escolar no GDoc.

  • Primeiramente identifique para cada parte, quantas tabelas serão necessárias e, para cada tabela, quantas serão as linhas e colunas necessárias. Pense no todo, inclusive se haverá necessidade de mesclar células. Vale ressaltar que não é possível mesclar uma célula para a horizontal e vertical simultaneamente, neste caso, deverá dividir a célula em mais linhas ou colunas após a mescla.
  • Sugerimos que, primeiramente, o modelo desejado seja "dividido visualmente" em partes (Cabeçalho, Corpo do documento e Rodapé), que podem ser visualizadas a seguir:
   Veja um exemplo de histórico escolar
  • Identifique, para cada parte, quantas tabelas serão necessárias e, para cada tabela, quantas serão as linhas e colunas necessárias. Pense no todo, inclusive se haverá necessidade de mesclar células. Vale ressaltar que não é possível mesclar uma célula para a horizontal e vertical simultaneamente, neste caso, deverá dividir a célula em mais linhas ou colunas após a mescla.
  • Acompanhe a explicação de cada parte do documento:
   Passo a passo para criar o cabeçalho
   Passo a passo para criar o corpo do documento
   Passo a passo para criar o rodapé
  • Para o histórico, o ideal é que tudo seja desmembrado em tabelas, e quanto menos linhas for estruturado, melhor. Para diminuir o espaçamento entre as informações e, caso haja necessidade de ajuste, é mais simples incluir uma nova tabela. Basta posicionar o cursor fora da tabela já criada, ao lado direito, e clica em “Ctrl + Enter” para abrir um espaço para uma nova tabela.
  • Para diminuir o espaçamento entre as tabelas, coloque o cursor ao final da tabela já criada, ao lado direito e aperte “Ctrl + Enter”. Coloque o cursor na linha logo abaixo da tabela (encostada) ou arraste a nova tabela para que fiquem juntas.
  • Para diminuir o espaçamento das células, informe em “Formatar Tabelas” no campo “Espaçamento” o valor “0” – zero.
  • Para diminuir o espaçamento entre linhas ou colunas (que atualmente é 12 pixels), você pode ir na opção “Código Fonte” do GDoc e, quando aparecer “<tr>” (linha) ou “<td>” (coluna) informar o seguinte: “<tr style="font-size: 8px">”. Sendo que “8px” pode variar de acordo com o tamanho desejado. Para cada tabela poderá ser feito este redimensionamento.
  • O tamanho máximo da tabela deve ser com largura de 690 pixels. Desta forma, cada coluna das tabelas irá se ajustar para que complete a folha A4. Também poderá ser definido tamanho máximo para cada célula (para deixar uma maior que a outra, lembrando que a soma das células na linha deve ser 690).
  • Para alterar o tamanho da célula, coloque o cursor na célula desejada, clique com o botão direito do mouse e vá em Célula\Formatar Célula. Informe a largura desejada.
  • Monte todo o “layout” do modelo antes de inserir as informações fixas e variáveis. Visualize a montagem dos quadros no decorrer da criação para certificar-se se a aparência do documento está de acordo com o desejado.
  • Para visualizar o layout que está sendo criado, salve o documento informando o nome, vincule-o a uma instituição e salve novamente. Depois você poderá visualizá-lo na tela Relatório GDoc ou vincular a um curso (na tela Cadastro de competência) e emiti-lo pela tela Histórico. Nas próximas alterações do documento, basta salvá-lo para visualizar o que foi feito.
  • Com o esboço do relatório pronto, o próximo passo é incluir o conteúdo (nomes dos campos e “variáveis”).
  • Ao incluir as variáveis, pode ocorrer da tabela se desajustar, visto que as células se ajustarão ao tamanho da variável/texto inserido. No momento da emissão, a tabela ficará no tamanho especificado na largura. Visualize o relatório em tela, simulando a impressão para verificar o alinhamento.
  • Lembre-se de salvar o documento durante a montagem, a fim de evitar perdas de alteração.
  • Quando houver um campo de “Observação”, poderá ser criada uma tabela com uma linha. Dentro dela, criar outra tabela com duas linhas: na primeira escrever “Observação” e na segunda incluir a variável correspondente, para que sejam listadas todas as observações cadastradas.
   Veja como ficará o layout do histórico no GDoc
  • Lembre-se de, ao concluir a inclusão das tabelas e textos/variáveis, fazer os ajustes finais para melhor visualização do relatório, como:
  • Centralizar ou justificar
  • Aumentar ou diminuir o tamanho de letra
  • Formatar o texto como colocar negrito e itálico. Para alterar formatação, deve-se selecionar todo o texto/variável.

Dica

1. Para o histórico, o ideal é que tudo seja desmembrado em tabelas, e quanto menos linhas for estruturado, melhor. Assim, caso haja necessidade de ajuste, é mais simples incluir uma nova tabela. Posicione o cursor fora da tabela já criada, ao lado direito, e clica em “Ctrl + Enter” para abrir um espaço para uma nova tabela.

2. Para diminuir o espaçamento entre as tabelas, coloque o cursor ao final da tabela criada, ao lado direito, e clique em “Ctrl + Enter”. Coloque o cursor na linha logo abaixo da tabela (encostada) ou arraste a nova tabela para que fiquem juntas.

3. Para diminuir o espaçamento das células, informe em “Formatar tabelas” no campo “Espaçamento” o valor “0” – zero. Para diminuir o espaçamento entre linhas ou colunas (que atualmente é 12 pixels), você pode ir na opção “Código Fonte” do GDoc e, quando aparecer “<tr>” (linha) ou “<td>” (coluna) informar o seguinte: “<tr style="font-size: 8px">”. Sendo que “8px” pode variar de acordo com o tamanho desejado. Para cada tabela poderá ser feito este redimensionamento.

4. O tamanho máximo da tabela deve ser com largura de 690 pixels. Desta forma, cada coluna das tabelas se ajustará para página em tamanho A4. Também poderá ser definido tamanho máximo para cada célula (para deixar uma maior que a outra, lembrando que a soma das células na linha deve ser 690). Para alterar o tamanho da célula, coloque o cursor na célula desejada, clique com o botão direito do mouse e vá em Célula\Formatar Célula. Informe a largura desejada.

5. Monte todo o “layout” do modelo antes de inserir as informações fixas e variáveis. Visualize a montagem dos quadros no decorrer da criação para certificar-se de que o que se deseja está sendo apresentado para impressão. Lembre-se de salvar o documento durante a montagem para evitar perdas nas alteração.

6. Para visualizar o layout que está sendo criado, salve o documento informando o nome, vincule-o a uma instituição e salve novamente. Depois você poderá visualizá-lo na tela Relatório GDoc. Poderá vincular o documento a um curso na tela Cadastro de competência e emiti-lo pela tela Histórico. Nas próximas alterações do documento, basta salvá-lo para visualizar o que foi feito.

7. Com o esboço do relatório pronto, o próximo passo é incluir o conteúdo (nomes dos campos e “variáveis”). Ao incluir as variáveis, pode ocorrer da tabela se desajustar, visto que as células se ajustarão ao tamanho da variável/texto inserido. No momento da emissão, a tabela ficará no tamanho especificado na largura. Visualize o relatório em tela, simulando a impressão para verificar o alinhamento.

8. Quando for necessário criar um campo de “Observação”, sugere-se criar uma tabela com apenas uma linha e uma coluna. Dentro dela, criar outra tabela com duas linhas: na primeira escrever “Observação” e na segunda incluir a variável correspondente, para que sejam listadas todas as observações cadastradas.

9. Lembre-se de, ao concluir a inclusão das tabelas e textos/variáveis, é importante fazer os ajustes finais para melhor visualização do relatório, como:

  • Centralizar ou justificar
  • Aumentar ou diminuir o tamanho de letra
  • Formatar o texto, como colocar negrito e itálico.
  • Para alterar formatação, deve-se selecionar todo o texto/variável.

Vídeo tutorial

  • Na página inicial sobre a ferramenta GDOC, assista aos vídeos tutoriais de como montar um Histórico escolar no GDOC.
Ferramentas pessoais