Apostila, Nota promissória

De GWiki

Bem-vindo à GWiki da Gennera | Apostila Nota promissória
Nesta página você encontra informações sobre a utilização do Portal acadêmico e financeiro da Gennera,
para que possa aprimorar seus conhecimentos e utilizar o sistema com segurança.
Logo-gennera.png


Tabela de conteúdo

Metodologia

A Gennera busca, por meio das capacitações no formato assíncrono Assincrono.JPG, proporcionar flexibilidade de horário e acesso ao curso, pois aprendente e instrutor não necessitam estar ao mesmo tempo e no mesmo local físico para participarem.

Os materiais didáticos são subdivididos em módulos, visando disponibilizar de maneira mais detalhada cada um dos processos trabalhados dentro do sistema, sendo que cada módulo/apostila contém, de forma resumida, a explicação das principais funções relacionadas ao tema em estudo.

A leitura da apostila deve ser acompanhada da navegação e leitura da Wiki de cada tela aqui citada, para complementação do estudo (a ligação entre as páginas é feita nas palavras apresentadas em azul, basta clicar e ser direcionado a tela). Lá você encontrará uma descrição do funcionamento da tela, regras e dicas de utilização. Vale lembrar que a página com descrição da tela também é acessada ao clicar no botão “WIKI” disponível na própria tela, assim, você poderá acessá-la sempre que precisar.

Recomendamos para o estudo que você mantenha uma janela do navegador aberta com a apostila e outra janela com o acesso ao sistema. Desta forma, você pode entrar na tela indicada e estudá-la diretamente no sistema para uma melhor compreensão. Você também pode imprimir a apostila, através do caminho "Arquivo > Imprimir" de seu navegador. Caso opte pela impressão, lembre-se de imprimir também a descrição de cada tela mencionada para que o material fique completo e você não perca nenhum detalhe.

Introdução

Neste módulo você vai aprender os procedimentos para cadastro e utilização da nota promissória.

Configuração

  1. Cadastrar o tipo de cobrança, denominado ‘Nota Promissória’. Caso deseje a emissão de boletos, indique Sim em Emissão Bancária.
  2. Vincular a forma de cobrança ‘Nota Promissória’ à instituição. Por padrão, esta forma de cobrança vem com a situação ‘Aberta’ e não pode ser alterada.

Recebimento

  • A baixa das parcelas com Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser feita no recebimento de caixa.
  • O estorno das parcelas com Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser feito na baixa manual de parcelas.
  • O ‘Cancelamento’ do recebimento das parcelas com Forma de Cobrança ‘Nota Promissória’ deverá ser feito através da tela nota promissória.

Relatório

Regras

  • Esta forma de cobrança não estará disponível para seleção nas telas:
  • As parcelas com esta forma de cobrança não são exibidas para seleção/alteração na tela Negociação NOVA.
  • As alterações efetuadas por meio da tela controle financeiro, não afetam estas parcelas, uma vez que não podem ser alteradas.
  • Na baixa manual de parcelas não é possível vincular parcelas a esta forma de cobrança (ver item configuração da nota promissória). Ao pesquisar pelas parcelas do aluno, a coluna ‘Forma de Cobrança’ é apresentada no resultado da pesquisa para facilitar a identificação.
  • Caso alguma parcela de ‘Nota promissória’ seja selecionada, será apresentada uma mensagem informando que a operação não pode ser executada por meio desta tela.
  • No retorno bancário não é permitido efetuar a baixa destas parcelas. Para estes casos, os títulos ficarão com a seguinte situação de retorno: Não baixada – Nota promissória.
  • No ajuste manual não é permitido vincular o crédito a estas parcelas.
Ferramentas pessoais